Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Campeonato Regional XCO 2011


Foi um final de época com alguns objectivos ainda por concretizar. A equipa Sport Zone soube preparar-se com grande eficiência, por considerar-se assumidamente uma equipa de estrada. A sua preparação foi feita neste sentido, bastava ter olhado para o calendário no início da época para ver que quem estivesse bem no Liberty Seguros, teria todas as condições para levar a melhor no Regional de XCO, apenas 15 dias depois.
Vendo o rendimento dos nossos adversários, nas primeiras provas, não seria muito difícil fazer um pouco de futurologia. No início da época de XCO o objectivo assumido na 1ª pessoa era sermos Campeões Regionais de XCO… e aí está, objectivo cumprido!
Os cadetes; um campeão inesperado, está no sangue… com menos 10kg do que na época passada, mostrou que a vontade e o acreditar faz a diferença. Miguel Nunes, fez uma prova imaculada, liderou desde a primeira volta e sempre com grande à vontade em cima da “nova máquina”, uma BH cedida pela Sport Zone.
Os Juniores; seria a corrida mais emotiva do dia, três candidatos, José Correia, Fábio Moura e Pedro Torres. O Fábio já tinha dado indícios de uma quebra de forma, e confirmou-se, ficaria a disputa entre o Pedro Torres e o nosso Zé Pedro. Aqui iria ganhar quem fosse mais astuto, embora eu considere que o Zé Pedro ganharia mesmo sem a avaria do Pedro Torres. Um caiu o outro partiu a corrente. Mas penso que é importante dar os parabéns aos dois, lutaram e deram tudo. Mas não é menos importante repor a verdade, quando o Pedro Torres parte a corrente o Zé Pedro está a pouco mais de 10 Seg, mesmo a chegar ao fim da subida, e ainda faltava uma volta. É assim, a sorte ou o azar fazem parte do XCO, não esquecer que no último campeonato o azar foi ao contrário, avariou o Zé Pedro na última volta em 2010, e foi aí que a sua garra me despertou o interesse, sabia que pela sua postura, servia em pleno os objectivos da “minha equipa”, e não me enganei, é o novo Campeão Regional.
Os Elites; sem reforços externos, o “mano a mano” seria um confirmar de uma grande superioridade, considero até que não haveria outro candidato, o Bruno Fernandes, foi tranquilamente vencedor da classe principal, mais um Campeão Regional.
Os Veteranos A; sem dúvida que o David Morais tinha um adversário -o relógio- confirma-se definitivamente que é o melhor atleta dos Açores de sempre, e continua a querer melhorar o seu currículo, sem surpresa revalidou o seu título.
Nos Veteranos C; O Fernando Couto ansiava pela separação dos Vet B dos Vet C, por alguma razão, no seu ambiente natural, a terra, cumpriu a sua “obrigação”, correu para o título Regional sempre a olhar para trás, bom sinal, chegou primeiro.
Por fim, as meninas; A Inês Lemos foi uma justa vencedora, ganhou tranquilamente numa categoria onde as suas adversárias, foram as suas colegas de equipa. Mostrou que também já sobe, e desce como poucos, a confirmar uma grande forma neste final de época. Uma palavra de agradecimento para a Fabiana e a Lúcia que se sacrificaram em prol da campeã.
É este o espírito de uma equipa formada com ciclo-turistas, evoluída e trabalhada até serem atletas, e finalmente coroados como CAMPEÕES REGIONAIS DE XCO.

Nesta aventura do XCO, conseguiram convencer-me e contagiar-me, sendo eu assumidamente um amante da estrada, este Campeonato Regional de XCO teve um sabor… VERDE…ou Laranja… LOL
Obrigado a todos e parabéns aos novos Campeões dos Açores de XCO.

SPORT ZONE.
Miguel Nunes (Cadetes)
José Correia (Juniores)
Bruno Fernandes (Elites)
David Morais (Veteranos A)
Fernando Couto (Veteranos C)
Inês Lemos (Veterana)

A segunda Volta.

quarta-feira, 22 de junho de 2011 1 comentários

A segunda volta, não por ser menos importante, mas por ser mais curta.
A começar pelas Senhoras, A Inês Lemos, a nossa guerreira, está em grande forma e muito confiante, fez uma corrida fantástica e na maioria das vezes sempre bem acompanhada pelo sector masculino. Conseguiu chegar ao fim ainda com um grande soriso nos lábios, 2ª classificada, saindo vencedora a atleta Ana Rita Vigário, parabéns.
Os cadetes, estão a mostrar que o treino faz a diferença, a "luta" entre os três ficou logo no inicio da primeira etapa, quando o Luís Casanova partiu um raio e perdeu tempo para os seus colegas, Rodrigo Soares e Victor Sousa. No final o Rodrigo Soares, soube gerir o tempo ganho fazendo uma volta inteligente, o Victor mais rotinado aos trilhos de terra, fez a volta possível. Parabéns aos três, temos o futuro "quase" garantido.
Os Juniores, Miguel Afonso e José Correia, confirmaram a sua superioridade diante do Pedro Torres, seria uma disputa a dois e para decidir sempre perto da meta. Mostraram capacidade, firmeza e confiança, andaram sempre junto dos "graúdos" e com alguma vaidade por tê-lo conseguido. Ganhou o Miguel Afonso e confirmou o resultado da Taça. Com este resultado ganhou o acesso ao campeonato Nacional de estrada, que se realiza já neste fim de semana. Resta dar os parabéns a todos e desejar muita sorte para o Miguel Afonso, no maior palco do ciclismo de estrada, O Nacional de Juniores. Boa Sorte.

Que grande VOLTA.

segunda-feira, 13 de junho de 2011 9 comentários

II GP Liberty Seguros - Etapa 4


“O melhor da festa é esperar por ela”
Neste caso, o melhor mesmo foi participar no maior e melhor evento de ciclismo pela ilha de S. Miguel.
A Sport Zone, como equipa Campeã, tinha a curiosidade de saber como seria correr com uma equipa que, teoricamente considerada muito mais forte. Eram estes os comentários que fomos ouvindo, pela qualidade dos seus atletas. Era esperado que a equipa da Xiami Cozinhas dominasse e controlasse a corrida desde o seu início, pois eram os favoritos.
A 1ª etapa: percurso quase plano, ou então mais rolante, como preferia dizer o Pedro Cardoso. Foi uma etapa de estudo, tentar perceber a táctica da Xiami e decifrar quem seria o seu “chefe de fila”. Ficamos logo a sabe-lo quando o Miguel tem um furo e logo o Fábio Ferreira fica atrasado para o ajudar a colar no poletão. Para nós uma etapa com os nervos à flor da pele, várias avarias, quedas, furos, enfim… houve de tudo! Logo aí perdemos o Bruno Fernandes que com dois furos em 20 metros perdeu o poletão e nunca mais conseguiu colar, mesmo ajudado pelo Fernando Furnas que depois caiu… Ufa começamos mesmo mal.
A chegada ao sprint seria previsível, e sabíamos que esta seria uma das especialidades do Rui Rodrigues da Xiami, mas na meta apareceu o Fábio Ferreira.
A 2ª etapa: uma tirada onde se esperava o aparecimento dos trepadores, eram favoritos o Fábio Ferreira e o David Rosa, tínhamos que estar que estar atentos às movimentações das equipas que certamente levariam os seus trepadores frescos, ou quase, até às montanhas. Uma etapa muito tranquila até chegar a subida para a Povoação, que movimentou os trepadores para a contagem de montanha, com excepção para a descida das Pedras do Galego, feita a grande velocidade. Após a montanha, a descida para a Povoação poderia ser um ponto para tentar atrasar o David Rosa, curiosamente este trabalho foi feito pela sua própria equipa, mas mesmo assim, e com grande esforço o Rosa conseguiu colar na roda de Fábio Ferreira que já havia fugido na montanha mais dura do dia, pois tinha seguido com o David Morais, logo ao sair da Povoação. Inicia-se assim a perseguição à fuga, David Morais, Nuno Silva, Pedro Cardoso e Paulo Cardoso, trabalhavam em conjunto para alcançar a dupla da frente. O sobe e desce constante fazia mossa, e as descidas foram o calvário do David Rosa, apanhado pelo grupo perseguidor a escassos 3 Km da meta. O Fábio ganhava a etapa e cimentava a vantagem para os seus adversário mais directos, o 2º lugar foi disputado ao sprint por Pedro Cardoso e David Rosa, vantagem para o nosso Pedro, grande etapa… Aqui a Sport Zone passou para a frente na classificação colectiva, ganhando 13 minutos para a equipa favorita, a Xiami Cozinhas.
A 3ª etapa: Era a etapa rainha da volta, com três subidas que podiam decidir o vencedor do II Grande Prémio Liberty Seguros, Cerrado dos Bezerros, Pedras do Galego e Lagoa do fogo.
Nesta etapa a Sport Zone tinha que tentar vestir a amarela ou então ficar muito próximo, deixando a decisão para o contra relógio individual do último dia. A única hipótese seria atacar e tentar uma fuga que pudesse ganhar o máximo tempo possível.
Assim foi, a fuga deu-se logo cedo, ao km 7. À saída de Vila Franca o grupo da fuga era composto por Roberto Gandarinho, Bruno Fernandes, Luís Almeida, trio da Sportzone, Carlos Brito do CDC Navais, Rui Rodrigues Xiami Cozinhas e Jorge Medeiros da Jomare.
Subiram as Pedras do Galego com 6 min de vantagem, o grupo passou a 5 com o Jorge Medeiros a não aguentar o ritmo imposto pelos nossos homens.
O trabalho efectuado pelo Gandarinho e pelo Bruno foi fantástico, levar o Luís Almeida à Lagoa do Fogo e ainda ganhar tempo para o camisola amarela era uma dupla tarefa, grandes dois guerreiro que mostraram porque razão se chama “equipa” a este grupo. A fuga entrou na Lagoa do Fogo com 9 minutos, quer dizer que o Luís esteve de Amarelo durante 30 km. Chegada a Lagoa do fogo, o Gandarinho e o Bruno abrandaram e deixaram o Luís com o Carlos Brito e o Rui Rodrigues, uma vez que o trabalho dos dois havia terminado. Após a caldeira velha, o Carlos Brito descolou do grupo, sempre liderado pelo Luís que puxou durante toda a subida. Passavam a estar 2 elementos na disputa, o Luís que estava muito bem, enquanto Rui Rodrigues começava a dar mostras de algum desgaste. Aí o Luís responde afirmativamente a um pedido de ajuda do adversário, “menos, menos, menos” disse Rui Rodrigues, cedendo assim a uma hipotética vitória do Luís na tão desejada Lagoa do Fogo. Na linguagem ciclistica, é o mesmo que dizer “não me deixes só, puxa-me que ganhas lá em cima”. A dois km da meta o Luís olha para mim e com um sorriso rasgado faz-me sinal de OK, estava feito, iria ganhar na cimo da montanha, e apartir dali foi um mero guia turístico do Rui Rodrigues, dando-lhe as indicações de quanto faltava para finalizar a penosa subida.
Mas ás vezes os “homens” têm destas coisas, a ganância e a ambição falam mais alto, a 20 metros da meta o RUI RODRIGUES levanta-se e sprinta para a linha de meta, “traindo” o homem que lhe arrastou durante toda a subida e esperou por ele quando esteve em dificuldades, grande espírito este!
A lição a tirar daqui,… nem sempre os grandes atletas são grandes Homens.
Aqui os parabéns para um homem, este com “H grande” que lutou e acreditou que seria desta vez que ganhava na Lagoa do Fogo, e acreditem ganhava mesmo…
O contra relógio: o estudo prévio do percurso foi fundamental, com condições meteorológicas adversas o David Morais mostrou todo o seu potencial, fez um tempo fantástico e ganha numa disciplina onde só vinga quem está com grande capacidade física.
Em jeito balanço final, a Sport Zone mostrou que como equipa não é fácil de bater, à entrada para o contra relógio temos de vantagem 28 minutos para a equipa Xiami, considerada a grande favorita para a vitória. Em todas as etapas tivemos entre 5 e 6 atletas no Top Ten.
Individualmente, antes do contra relógio tínhamos 4 atletas com hipóteses de ganhar a volta, Nuno Silva, Luís Almeida, David Morais e Pedro Cardoso. Afinal demos luta e de que maneira, fizemos uma volta fantástica, estamos todos de parabéns.
Estas experiências são sempre bem-vindas, aprende-se, melhora-se e evolui-se em todos os sentidos.

Quanto à organização esteve com o mesmo nível da volta, muito alto. Pouco ou nada há a apontar, sempre com abertura e postura de organizações de grandes eventos.
O feedback dos atletas do Continente é extraordinário, e estes estão habituados a grandes organizações e dizem que esta não fica atrás em nada, concordo plenamente.
Por este andar não vão necessitar de convidar ninguém, as equipas vão querer cá vir. Foi fantástico, motards e Policia também ao mais alto nível.

Quanto aos comissários, estes já não estiveram tão bem, pena foi que mancharam o bom trabalho de todos, mas isto será falado noutro “post” para não estragar este…

Vitória por equipas e 3º lugar da geral individual.
Grande VOLTA, grande EQUIPA, grande ESPÍRITO!

Pintado de verde.

domingo, 5 de junho de 2011 6 comentários

TAÇA ANIMA SKODA 2011 - E#3


O pódio com as cores certas, estes foram efectivamente os atletas que demostraram estar mais fortes na chegada à Lagoa doFogo. A Taça Anima /Skoda, acaba com uma demonstração de força da equipa Sport Zone, que assumiu a corrida apartir do Km 0. A confiança no bom momento de forma levou a que o ritmo imposto fosse verdadeiramente endiabrado, sinal de capacidade física para enfrentar uma subida final de grande dificuldade. O adversário mais guerreiro foi o João Paulo Amaral do Santa Clara, uma corrida a ser lembrada por muito tempo, um quarto lugar à geral, que premeia a atitude lutadora de uma dos mais antigos do pelotão Micaelense. Para nós um resultado espectacular, ganhamos em todas as frentes, Cadetes, Juniores, Femininos e Geral. Colocamos 5 homens nos primeiros 10, com os juniores lá incluídos. Provamos que a estrada é a nossa "praia" , ganhamos todas as provas quer individualmente, quer por equipas…. os resultados falam por si! Os nossos mais novos, cadetes e juniores, mostram estar cada vez mais fortes e com grande motivação para continuar. Prova de que a modalidade tem futuro e que pode contar com estes grandes valores. No final da Taça Anima /Skoda, temos os primeiros 4 lugares, David Morais, Bruno Fernandes, Roberto Gandarinho e Álvaro Câmara. Grandes Campeões! Um abraço ao grande Nuno Silva que não participou em nenhuma prova da taça, sentimos a sua falta e certamente que seria mais um para lutar pelos primeiros lugares do pódio.
Parabéns a toda a equipa, orgulho-me em estar ao vosso lado.
OS TETRA CAMPEÕES DOS AÇORES vão estar presentes na “Volta à Ilha”, O II Grande Prémio Liberty Seguros. Uma prova com grande cariz competitivo e nós lá estaremos para dar luta.

Paulo Resendes