David Morais e Nuno Silva foram os representantes, da SPORT ZONE e dos AÇORES, na primeira prova da Taça de Portugal de XCO.
Como é habitual na nossa equipa, a preparação desta prova foi feita com rigor por parte dos atletas, a prova das sete cidades integrou uma semana de carga forte a anteceder a descarga para preparar a semana de competição mais dura (felizmente não comprometeu a vitória nas sete cidades...opções...)
O circuito de Castro Marim é considerado o percurso mais técnico de toda a Taça de Portugal, neste campo David Morais estava no seu meio natural.
David arrancou mal colocado, mas cedo percebeu que tinha andamentos próximos do líder, "rodou" forte e á medida que andava a motivação subia, dado ao lugar que ocupava... 3º lugar, é obra. Só por andar á frente de Lavarinhas (campeão Nacional XC), e á frente de José Silva (Vice campeão de Maratonas), já era motivo satisfação total.
No final da 3ª volta o azar bateu-lhe á porta, uma queda motivada pelo percurso técnico e velocidade acima da média atirou David para a 5ª posição e com uma pesada mazela no braço e na perna, mas mesmo assim a "raça do campeão" levou-lhe a completar as restantes três voltas, sendo ultrapassado perto do final pelo José Silva.
Um 6º lugar entre 59 participantes...Certamente que dentro de muito pouco tempo o nome David Morais sairá do anonimato Nacional, os candidatos irão começar a procura-lo na linha de partida, o Açoriano na próxima prova, em Povoa de Lanhoso, irá arrancar no sexto lugar da grelha de partida, e quem sabe se...
Uma visão pouco habitual no nosso campeão, a pé.
Um circuito muito técnico, que obrigou muitos atletas a sair da sua montada.
Uma visão pouco habitual no nosso campeão, a pé.
Um circuito muito técnico, que obrigou muitos atletas a sair da sua montada.
Nuno Silva, também já nos habituou a grandes prestações. Sendo a combatividade a sua imagem de marca, participou no XC como preparação (técnica) para a Maratona do próximo fim de semana. O "motor a Diesel" do Nuno rodou a fundo até á terceira volta, e depois descomprimiu até final, mesmo assim teve uma boa prestação 29º.
A mascara de esforço deixa perceber a dureza da prova.
Em resumo, um sexto lugar (brilhante) para o David Morais, com seis pontos (no braço), em seis voltas.
Se antes da prova lhe tivessem dito, vais ser 6º, certamente ficaria super satisfeito, depois da prova ficou com a sensação que poderia ter ido mais além... É esta a postura competitiva da SPORT ZONE, e do melhor atleta Açoriano da actualidade.
Parabéns aos dois.
Classificação da Taça de Portugal XCO
1- Paulo Serra (BTT Seia)
2- Sérgio Valente (Maxi gym)
3- Rui Lavarinhas (Bicicletas Lavarinhas)
4- Davide Inácio (G.D. Volta da Pedra)
5- José Silva (Bicicletas Lavarinhas)
6- David Morais (SPORT ZONE)
7- Abel Santos (Povoa BTT)
8- Jorge Santos (Bicicletas Lavarinhas)
9- António Valadas (G.D. Volta da Pedra)
10- Aires BAirros (Escola BTT Rio)