Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Lagoa do Fogo 2010.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

IV Taça ANIMA - ES7


IV Taça ANIMA - ES6

Chegou ao fim mais uma época de ciclismo de estrada.
Os últimos 47 Km da Taça iriam coroar de êxito a equipa, “aquela equipa”, obviamente a Tri campeã SPORT ZONE.
Nada melhor que fechar a oficina, com um vencedor que ninguém esperava. O Roberto Gandarinho já tinha mostrado que a Lagoa do Fogo estava ao seu alcance. Como já alguém disse “ganhar na Lagoa do Fogo é especial e é um objectivo ambicionado pela maioria dos ciclistas”. Mais uma vez um homem da Sport Zone escreve o seu nome na curta lista dos vencedores.
Em dois anos consecutivos ganhamo-la da mesma forma, Carlos Brito em 2009, com uma fuga ao Km 10 e agora o Roberto Gandarinho com uma fuga ao Km 0 (zero).
A táctica foi a mesma, fazer reagir os homens mais fortes na montanha era o objectivo, mas não resultou, todos subestimaram o valor do Gandarinho e terão pensado que mais tarde ou mais cedo o iriam apanhar, ainda bem que assim foi.
A garra, a persistência com uma pequena dose de loucura fizeram o resto. Quando a vantagem para o poletão chegou aos 5,45 min, onde vinham todos os favoritos quase num passeio de ciclo turismo, foi dada a indicação ao Gandarinho que a sua missão tomava outro rumo, seria ele o vencedor da etapa, e a partir desta altura fez-se luz num sorriso rasgado, onde era perceptível a vontade e o querer ser coroado como o rei da montanha.
A Vitória estava mesmo ali a 20 Km de distância, seria a sua primeira, e logo na Lagoa do Fogo. “Fogo!…esta não vou perder…”, até ao fim foi sofrer e sofrer, mesmo assim ainda houve tempo para as poses típicas do “Gandarix” para as câmaras da RTP Açores, as quais foram de imediato repelidas pelo apito do carro de assistência, só mesmo ele…
A chegada… fantástica, sozinho ou quase, os últimos 100 m foram na companhia de amigos, colegas e apoiantes a correr ao seu lado, um final inesperado que tornou a vitória mais saborosa, Parabéns.
Outro grande final foi a chegada ao sprint dos Juniores. Aqui a diferença esteve toda na equipa, enquanto que o Fábio ficou sozinho entregue ao seu destino, o Miguel teve dois escudeiros durante toda a prova, o Fernando Furnas na primeira parte e o Pedro Resendes durante toda a subida, que abdicou da sua classificação e esperou pelos dois Juniores. Assim o espírito de equipa da Sport Zone, talhou com classe uma chegada muito trabalhada, com uma vitória justa do homem com melhor equipa e com melhor sentido táctico.
Parabéns a todos, fizemos uma etapa brilhante.

TRI TRI TRI. CAMPEÕES.

13 comentários

  1. Anónimo Says:
  2. Ele já andava à espreita... GRANDE EVOLUÇÃO!!!!!!!!! GRANDE RESULTADÃO!!!! GRANDE EQUIPA!!!! MUITAS SAUDADES....

    Parabéns a todos por uma época exemplar e sólida! Isto sim é uma equipa!

    Gandarix sem palavras! Eu acreditava mas sabia que não era fácil... Surpreendeste tudo e todos e a mim também! Mereces rapaz! Agora aproveita para passear com a Zeza se não para o ano dormes na arrecadação :)

    Abraços

    Carlos Silva

     
  3. Anónimo Says:
  4. Boas,

    Final em grande.... súbida da Lagoa de Fogo, a 949 mts de altitude. Para terminar ao nível da súbida só com o Gandarix, "O Panisgas".
    Gostaria de dar os Parabens, aos vencedores do Ano... David, david, david, etc, Nuno, Bruno, Luis, Roberto, aos miúdos, extraordinária evolução, aos equipiers, fantástico trabalho, às SENHORAS, que tornam o ciclismo mais bonito. Uma palavra em especial para o BOSS, que tornou tudo isto possivel e que me "arrastou" para este projecto.
    Ás Sras que acompanham os seus corredores para todo o lado, aos patrocinadores, porque sem eles nada disto seria possivel (nem as minhas passagens). Todos estes factores juntos, chamamos EQUIPA.
    Abraço e obrigado.
    Pedro Cardoso

     
  5. Miguel Says:
  6. Realmente uma grande vitoria inesperada por parte do nosso Roberto Gandarinho, fugido desde o km 0 , ninguém chegou a pensar que aquela fuga vingaria, acho que nem o Gandarinho o pensou, pelo menos até ao final da 1ª subida.
    Pela minha parte, so tenho que agradecer a 2 GRANDES HOMENS que me ajudaram quando eu bem precisei, e eles são o PEDRO RESENDES e o FERNANDO FURNAS, 2 homens que um em cada dia abdicou da sua classificação para tentarem fazer de mim um vencedor no final do dia.
    Este dia foi marcado por enormes tentativas de fuga, pela minha parte, a 1ª fuga foi feita por mim e pelo Furnas, obrigando quase toda a equipa da Jomare a mexer-se( os assobios de alerta por parte da Jomare nessa altura eram muitos), uma segunda fuga confirmou o que mais me inquietava, uma possível chegada a sprint decidiria tudo.
    Apanhei o Pedro a quase meio da derradeira subida, antes disso já tinha "testado" o meu adversário mas ele esteve sempre bem respondendo a altura, quando chegou o Pedro, a história continuou e ainda ficou mais animada, com ataques seguidos tentamos descolar-mos-nos do Fábio, mas ele esteve sempre a altura da situação respondendo aos ataques, vendo que os ataques não estavam a surtir o efeito desejado (conseguir isolar-me na frente e aguentar-me até ao fim), era óbvio que a chegada seria a sprint e a Lagoa do Fogo seria conquistada pelo que tivesse as pernas mais frescas, e assim foi, nesse dia o meu corpo estava a responder consoante eu precisava e quando tenho ordem para arrancar as pernas mostraram que ainda estavam frescas o suficiente para conseguir a 2ª vitória nesta grande subida mítica açoriana.
    O sábado, já foi ligeiramente diferente, com a falta do Pedro Resendese e do nosso GRANDE DD, um furo ao km 12.9 fez-me perder a esperança do 1º lugar, mas ouve uma pessoa entre muitas que sempre acreditou, essa pessoa chama-se Fernando Furnas, ficando para trás na hora do furo, ajudou-me a voltar a prova, e a partir dai foi um autentico contra-relógio para apanhar o grupo da frente, chegando lá, e com o Furnas para trás, 3 pessoas aparecem da equipa entre o grupo alcançado, o Sr. Beleza, o Ramalho e o Filipe, fizemos uma colagem ao plutão tranquila, do qual descolamos na subida das Feteiras, onde fomos alcançados pelo Furnas, chegando a relva, um pequeno teste por parte o Fábio tornou-se numa fuga com êxito, atacando ainda longe da meta e sem nenhum "degrau" visível pela frente teria de trabalhar muito se quisesse que o ataque tivesse o resultado pretendido, e quem poderia aparecer para me levar a vitoria da etapa? Novamente o Furnas esteve a altura fazendo uma fuga na relva da qual se descolou dos restantes elementos, conseguiu chegar-se a frente e ajudar-me a ganhar tempo ao "grupo" perseguidor, aumentando uma distancia de 12 segundos para uma de 7.40 min no final da prova.
    Este meu 1º ano no ciclismo foi marcado por coisas muito boas, coisas boas e algumas mais desagradáveis, mas com tudo se aprende, e foi sem duvida uma fase da minha vida que nunca esquecerei, tenho que agradecer a toda a DREAM TEAM que pegou em mim quando eu ainda pesava 80 kg e meteu-me numa grande maquina de lavar, e ensinou-me muitas coisas sobre o ciclismo e mostrou-me que nunca devo baixar os braços seja em que situação for, a nossa claque(as senhoras claro), aos patrocinadores, um deles já souber que ficou rouco por gritar por mim e pelo Gandarinho no final da Lagoa do Fogo, ao Sr. Álvaro que esteve sempre la nos momentos mais difíceis, ao nosso grande DD que liderou esta equipa toda para a vitoria( sim Paulo, já aprendi a lição).
    Por ultimo dou os parabéns merecidos ao David Morais, conquistou o segundo campeonato consecutivo e consagrou-se bi-campeão.
    A equipa, que se ade dizer é uma DREAM TEAM TRI-CAMPEÃ com margens de evolução ainda enorme, estamos no caminho certo para subir-mos mais um passo em frente no ciclismo não só regional como no futuro em com mais um bocadinho de sorte, no ciclismo nacional.

     
  7. BRUNO JOEL Says:
  8. NINGUÉM ACREDITAVA... PENSO QUE AINDA NINGUÉM ACREDITA!!!

    “Ganhou o Gandarinho...
    Quem?...
    O Gandarinho...
    Quem é esse?...”
    ÁH POIS É!!! Esta já ninguém ta tira... Foi o Gandarinho!
    Para os mais distraídos... que só o conhecem por ser aquele gajo porreiro (para não dizer maluco), que se ri para as câmaras e até tem nota artística nas provas, tal o seu desempenho na componente artística da coisa...!

    Quando cheguei à meta, ouvi:
    “Quase morria na praia...” mas não morreu!
    “Mais 100 metros e era apanhado..” mas a etapa só tinha 47,6Km e não 47,7Km e a subida 10,2km e não 10,3Km !

    Quando soube que ele tinha ganho, fiquei tão contente como se eu tivesse ganho... Bem, “MENOS... MENOS!” Quase tão contente... estou a brincar.
    Fiquei mesmo!
    Pois a decisão que tínhamos tomado durante a corrida, foi acertada! ACREDITAMOS NELE!!!
    Ainda foi ponderada a hipótese de anularmos as fugas... mas depois concluímos que além de merecer, ERA CAPAZ DE VENCER! E ASSIM FOI... (isto é verdade Gandarix!)
    Só nos resta dar-te os Parabéns! E reconhecer todo o trabalho que tens feito em prol da equipa. E melhor maneira do que celebrar uma vitória contigo, não há...

    E ASSIM FICA PARA A HISTÓRIA, 5 VENCERDORES DIFERENTES EM 8 ETAPAS... AH... TODOS DA MESMA EQUIPA SPORT ZONE... SERÁ QUE É O FIM ANUNCIADO DA “DAVID TEAM”? Deixo esta questão no ar para os entendidos...

    Quanto ao David...
    Penso que todos, os que estão no pelotão e que acompanham o ciclismo, lhe reconhecem a superioridade que demonstra neste momento.
    PARABÉNS! MERECES...

    Quanto aos restantes membros da equipa... Parabéns a todos!
    Pois cada um , embora com os seus objectivos, compreendeu o que é pertencer a uma equipa, e como tal abdicar, quando necessário desses, e ajudar no que fosse necessário (embora eu ache que o Furnas podia andar mais qualquer coisinha... mas é a minha opinião e vale o que vale! Quem sou eu!)

    Ah!!! Outra nota importante... o Zé chegou ao mesmo tempo que o Gandarinho ao alto da Lagoa do Fogo. E esta hem?!!!
    Mas ia de mota!!!...
    Isso é um pormenor!

    Bruno/Vera/Lourenço

     
  9. Anónimo Says:
  10. HoUve aLguém qUe uM dia, nO iníCio da tEmporada, me disse: " Este ano, TU TAmBEm vAis ganhar uma EtapA!"
    PoIs pois em sonhos... pensei eu!!!
    e no doMingo o tAl soNho realiZou-se!!!
    A senSação de coRtar a meTa em primEiro é indisCritiVel... e então numa LAGOA DO FOGO... etApa onde todos os favoRitos queRem ganhAr, FANTático!!!
    Esta vitóRia só fOi possIvel grAças a toDo o trabAlho reAlizado pEla eQuipa "SPORT ZONE", a miNha motiVação eXtra, eNquanto suBia a monTanha, foi peNsar qUe toDa a eqUipa apOstou nA mInha vitóRia e acreditaram no meu "valor"!! Nos úlTimos dOis quilóMetros "estOirei" seNti as peRnas a fraQuejar e acreditem, aMigos, foi "peDaLar cOm o CORAÇÃO"...senti Mil e uMa emOções e senSações, mas a idEia de não faLhar aOs meUs cAmpeões foi mais foRte... não me posSo esQuecer de agRadecer as palaVras de incEntivo do Boss ReseNdes " PEnsa Na Meta!!!" foi Ai que gaNhei a pRova! OB chef!
    TerMina asSim esta temPorada cicListica, para mim feliz e paRa a equipa, Fantástica GANHAMOS TODAS AS ETAPAS!!! TENho de AgraDecer toDo o aPoio da minHa caRa mEtade, Que deSde que entrei para este mundo das duas rodas, sempre me deu força e acreditou nas minhas potencialidades!!! ;)



    UM AbrAço E AgoRa É temPo pAra REcArrEgAr PilHas!!!!


    é vero!!! Obrigado "COach" Joel!!!!!!!!!! e BIG BIG BIG BOSS CArdoso ...sem os teus treinos não consegUia!!!!


    GandaRIX

     
  11. Anónimo Says:
  12. EsQueci mE do Zé!!!!!!!! Tirando o BarulHo da MotO ... curti milhões o teu apOio!!!!!!!!! eheheheeh

     
  13. Anónimo Says:
  14. Só mais Um ABraçO pArA o CaSAl qUe semPre Nos AcoMpanhA de LongE.... CArlOs E AnA!!!!!!!!

     
  15. Anónimo Says:
  16. Quero dar os parabéns a todos pela época espectacular.
    A equipa (Incluindo o Bruno e Paniscas) quero deixar ficar o meu agradecimento pelo convite de participação na Volta a S.Miguel assim como ao excelente acolhimento durante toda a estadia.
    O prazer proporcionado pela modalidade e o convívio com toda a equipa foram de facto momentos inesquecíveis.

    Já tenho saudades dos bolos do Varandas.

    UM GRANDE ABRAÇO

    Paulo Cardoso

     
  17. Pedro Says:
  18. Gandarinho, só com trabalho e dedicação se consegue alcançar o sucesso! Abraço de parabéns por esta merecida vitória.

     
  19. BRUNO JOEL Says:
  20. Eh Amiguinho com "piquinho a azedo" aí de Barcelos (mais especificamente Paulo Cardoso)... Como é isso de "A equipa (incluindo o Bruno e o Paniscas)"...?
    O que queres dizer com isso?
    Eles não pertencem à equipa?
    Ou estás a destacá-los pela positiva? Se é assim tudo OK...
    Se não vê lá no que te metes...
    Parece que nunca viste o "Tico e o Teco" do Gandarix a funcionar! Provavelmente para o ano participareis numa ou outra prova juntos... E sabes bem como ele usa a cabeça! Tu viste...

    Esclarece bem isso que é para não haver problemas.

    Outra coisa...
    "trabalho e dedicação" come o Gandarinho ao pequeno almoço 3 ou 4vezes... misturado com iogurte grego, nestum mel, cereais integrais do modelo e um pratinho de massa...
    Por isso, durante os treinos, quando tem que fazer 3 séries ele faz 6. Se são de 10 minutos ele faz de 20... enfim!

    Bem pelo menos é o que o meu pai diz...

    ASSINADO: LOURENÇO
    (tenho que defender o meu pai e o meu "tio dos Açores"... eles estão de férias...lol)

     
  21. Anónimo Says:
  22. Eu falei em voçes porque são os meus IDOLOS um porque realmente numca tinha visto nada igual,ver um ciclista num pelotão aos berros a passar por mim todo xispado com uma curva a poucos metros realmente é melhor telo como AMIGO,o Sr.Bruno que na corrida do Bike Camping me ajudou a contar as voltas com o seu espectacular Garmin e quando da minha passagem pelos Açores me deixou ouvir o CD que deu origem ao Lourenço foi o ponto alto da minha estadia nos Açores,estou a destacá-vos pela positiva porque realmente voces marcaram a minha passagem pelos Açores.Ao DD e a Susana queria agradecer a estadia na sua Manção tirando os cães foi tudo espectacular,podera no frigorifico nunca faltou cerveja eu sei qual era o obejctivo por o gajo do Navais KO mas ele tem motor. São Amigos que espero ter para sempre.

    Um Beijinho ( Para a Susana )

    Beijos ( Tu entendes piquinho a azedo )

    Paulo Cardoso

     
  23. BRUNO JOEL Says:
  24. OK...

    Assim posso dizer ao Gandarix para ter calma... e voltar a ter-te nas "boas graças" cá da malta!

    Serás sempre bem vindo aos Açores. Esperemos que seja breve a tua visita.
    "Minis" e água quente das Furnas há sempre por aqui.

    Abraço

     
  25. Luis Almeida Says:
  26. Bom agora que acabaram as “minhas” férias e a desintoxicação de ciclismo e atletismo; ou melhor de desporto…aqui passo para deixar umas linhas sobre o prazer que me deu estar na vossa companhia neste ultimo fim-de-semana de Julho mas tb nos últimos dois anos.

    Após o fim-de-semana que passei ai estava mesmo a precisar de libertar o corpo e a mente (parcialmente) pois mesmo assim não consigo desligar totalmente, mas deu para engordar 4Kgs (lol) fazer algumas coisas que não se fazem ao longo da época, (beber umas cervejas, comer amendoins a farta, ai que gelados bons que existem…churrascadas fixes nestas ferias e o melhor “curtir a filhota”).

    Temos de fazer outras coisas para além do desporto pq senão vamos desta para melhor e não gozamos nada.

    Agora falando do que interessa, foi e tem sido um prazer enorme fazer parte de uma “família” como é a SportZone (DreamTeam) que desde já agradeço o que tem feito por todo o grupo e que me facultou a ida ai. Foram dois fins-de-semana algo atípicos…duas classificações de topo e duas de menos valia (2º CR/8º Canário – 1º STº António/7º L. Fogo), vejam bem onde eu me julgava um pouco mais a vontade (a subir) foram as piores, mas tudo tem explicação; quando não se treina com rigor e dedicação não se anda…e eu facilitei um pouco nesta matéria e ai só resta dar os parabéns a quem nos ganha.

    Aprendi muito nestes anos ai com o ciclismo, pois todos sabem que venho de um desporto onde é cada um por si e foram-me mentalizando (DD entre outros) a ver o ciclismo como algo que se tem de abdicar do individual em prol de uma estratégia de equipa. Sobre este ponto tudo esclarecido, mas por vezes mesmo sabendo disso ainda fervo um pouco e fico “azedo” quando não consigo aquilo para que me proponho…isto para falar que trocava todas as boas provas que fiz pela vitória na LAGOA DO FOGO.

    Não o consegui mas mesmo assim fiquei bastante feliz e festejei como tal quando cheguei ao cimo e soube que o Gandarinho se tinha aguentado e vencido (que grande etapa Mamen…).

    Agora falando de todos os meus companheiros de equipa, foram todos vencedores pois pertencem a um grupo fantástico e amigo onde se respira “Vitórias” e onde o treino seguinte é sempre melhor que o anterior…cultiva-se um ambiente onde o nível regional do ciclismo já é curto para a equipa. Temos vindo todos os anos a trazer inovações e essas levam-nos a pensar um pouco mais além, ouvi a pouco tempo (Volta a Portugal de Masteres) e uma das pessoas que mais admiro (David Morais) a dizer que era um objectivo participar dela, o que posso dizer tb é que gostava de o ajudar nessa sua intenção e o ajudaria com todas as minhas forças (se conseguisse) para ele conseguir a melhor das classificações, possível.

    Como disse todos são excelentes companheiros e gosto de todos, mas existe um sentimento muito forte que me leva a colocar o David como a pessoa que todos nos gostávamos de ser, (enquanto ciclista entenda-se), para mim foi e será um “ídolo”. Fico feliz pelo sucesso que esta a ter e que terá se continuar a levar as coisas a serio.

    Uma ultima palavra para duas pessoas que para mim tb muito especiais, pela sua idade e postura foram como um segundo pai, muito obrigado por tudo Paulo Resendes e Fernando Furnas.

    Um grande abraço a todos e até breve…

    Luís Almeida