Como director desportivo, é um privilégio que mantenho já há alguns anos, poder privar com atletas de grande valia desportiva e com currículos invejáveis, e todos eles com um denominador comum, todos excelentes pessoas e que ficam “amigos da casa”. São eles David Morais, Pedro Cardoso, Paulo Cardoso, Luís Almeida, Carlos Carneiro, Carlos Brito, Litos e agora o Tiago Ferreira, que constituem, na verdade, um plantel de luxo. Ter possibilidade de ouvir todas as suas experiências pessoais, e ver que a nossa realidade apesar de pequena quando comparada com os demais, não os deixa indiferentes, e fico sempre com a sensação que de alguma forma também a equipa Sport Zone lhes deixa alguma marca.
A promessa de voltar é sempre bem vincada na hora do “Obrigado por tudo”, e sempre frisada de uma forma recíproca, e desta vez não foi diferente, o Tiago Ferreira vai voltar e correr pela Sport Zone, mais um para a família…
É grande em todos os sentidos, como homem como pessoa e finalmente como atleta.
Grande predisposição para colaborar e ajudar no que for preciso, foi a postura do Tiago Ferreira, consciente da sua valia como atleta nunca deixou a vaidade marcar a diferença.
Fica na retina o entusiasmo dos mais novos (cadetes), os comentários do público cada vez que o viam passar, enfim, uma referência para todos que tiveram a oportunidade de o ver correr.
Tinha uma missão e cumpriu-a, deixou a marca de um grande campeão na melhor prova de XC que tenho visto, não podendo, nem de perto nem de longe ser comparado com qualquer outro atleta presente, é de um campeonato diferente.
Dever Cumprido (este título tem a marca de água do DJ). Parabéns grande trabalho de fotografia.
Ao Tiago o nosso Muito Obrigado.
A aposta da Sport Zone em contribuir para a evolução do XCO, não poderia passar por outro nome, Tiago Ferreira da equipa BTT Seia, uma das grandes esperanças do XCO Português, estará presente na 2ª prova da Taça Zon Açores.
"Foi com muita alegria que recebi o convite da equipa Sport Zone para estar presente na prova de xco a realizar no próximo dia 27 de Fevereiro. Não hesitei em dizer SIM a este convite, pois é uma grande oportunidade de estar num local a que nunca fui, e ainda para mais fazer o que mais gosto, andar de bicicleta. Será um prazer enorme poder estar presente nesta corrida, pois será uma importante ajuda na minha preparação para a época que brevemente irá começar já com provas de grande nível em Espanha e nada melhor do que me por á prova na taça ZON Açores.
Mais uma vez agradeço á Sport Zone e ao Sr. Paulo Resendes pelo convite que me fizeram."
Tiago Ferreira.
Plantar para depois colher…
Os cadetes: Vítor Sousa, Luís Casanova e Rodrigo Soares, ocuparam os três lugares do pódio, na realidade não tiveram concorrência à altura, neste escalão a supremacia é notória, parabéns aos 3.
Os Juniores: A corrida mais emotiva do dia. Miguel Afonso e José Pedro Correia não tiveram uma prova descansada, deram muito trabalho aos seus adversários, a garra e motivação dos nossos Juniores era perceptível, e cedo se percebeu que a disputa iria ser acesa. O Miguel no início do seu segundo ano na modalidade, já tem a marca de vencedor numa prova, certamente que irá tomar-lhe o gosto e tentará com dedicação e muito trabalho manter o nível.
O Zé Pedro… falta saber esperar e ter confiança que o seu momento vai chegar, nesta prova, a última volta e na tentativa de chegar ao 2º, o que mostra “raça”, forçou o andamento de tal forma que acabou por ser traído pela falta de magnésio. Foi 4º com uma atitude de 1º, vamos ter tempo…
Os Elites: Naturalmente o Bruno fez 2º. Logo se percebeu que o reforço do adversário, chamado Tiago Santos da equipa Santa Cruz/ Bicicastro, não veio com qualquer objectivo, que não fosse o da vitória e cumpriu. O Bruno também cumpriu e mostrou que a diferença para o líder da Taça é a mesma que ele tem para o 3º.
Os Vet. A: O David Morais, não chegou (já cá estava), também viu e também venceu. Sem grande surpresa aumentou a diferença gradualmente para o 2º, e fez uma prova inteligente, sempre sob controlo dos tempos que lhe iam sendo transmitidos.
O Nuno Silva, poderia ter chegado mais acima, mas faz o 3º lugar, tendo sido traído pelo seu metabolismo, garantidamente que irá corrigir o erro.
Os Vet B: Paulo Rebelo no seu melhor, foi 1º desde o arranque, e quando se corta a meta a pensar que ainda falta uma volta, é no mínimo sinal que ainda havia margem para mais um esforço, grande prova!
Estão todos de PARABÉNS, cumprimos o objectivo a que nos propusemos. A surpresa vinda do Continente podia ter tornado as contas mais complicadas. Tiago Santos veio trazer mais competitividade à prova e dar um cariz mais Nacional ao evento, ainda assim nesta prova não foi suficiente para nos bater na classificação final, Valorizou-nos!
Como nota final, parece-me que se extinguiu a David Team e …
Uma palavra para a organização, esteve em muito bom plano, a rever o tempo de espera para as entregas dos troféus.
Finalmente, os comissários. Ainda com falta de rigor, preocuparam-se em fazer cumprir as regras na entrega dos prémios (e bem), equipamentos completos e sem chinelos, mas no que se refere a calções, mais do mesmo.
38011 Casanova , Luis Duarte Cadete
38010 Soares , Rodrigo Madruga Cadete
33167 Sousa, Vítor Hugo Teixeira Cadete
31152 Fernandes, Bruno Joel Pires Elite
34201 Gandarinho, Roberto do Couto Elite
32824 Resendes, Pedro Miguel Alves Elite
35700 Afonso, José Miguel Santos Júnior
35794 Correia, José Pedro Aguiar Júnior
31133 Câmara, Álvaro João Oliveira Sub-23
38013 Cunha , Fabiana Ramalhosa Veterana
35701 Lemos, Inês Margarida David Veterana
33715 Ramos, Lúcia de Fátima G. Veterana
30076 Arruda, José Francisco Veterano A
11681 Morais, David Renato Terra Veterano A
32828 Silva, Nuno José Pereira e Veterano A
38012 Afonso , José Joaquim Neves Veterano B
32827 Catarino, Óscar Luís da Cruz Veterano B
30077 Furnas, Fernando Manuel Amaral Veterano B
31216 Ramos, Luís Alberto Casquilho Veterano B
30078 Rebelo, Paulo Manuel Ribeiro Veterano B
30232 Resendes, Paulo Renato Alves Veterano B
28057 Soares, Rui Fernando Silva Veterano B
33719 Couto, Fernando Jorge do Rego Veterano C
No início de mais uma época desportiva, como é normal, há uma ansiedade que é patente nas conversas ditas de café.
“Como estou…”? “Será que…”? “Quem sabe se…”? São dúvidas frequentes e legítimas de quem sabe que os objectivos são concretos.
Pois então.
Quem acompanha esta equipa sabe que nada é deixado ao acaso, para mim, como Director Desportivo, já vou a meio da época.
Setembro, Outubro e Novembro foram intensos na elaboração e preparação de um projecto credível, e na montagem de uma equipa com potencial.
Uma equipa que também cresceu em termos organizativos, com elementos dedicados e com funções bem definidas, que normalmente trabalham na sombra de um hipotético sucesso desportivo, as quais passo a apresentar:
Sr. Álvaro Câmara – Responsável por toda a burocracia/legislação.
Sr. José Afonso – Apoio e assistência.
Sr. José Barros Correia – Apoio e assistência
Sr. Rui Soares (Madruga) – Apoio e assistência.
Sr. Rui Patrício – Suporte logístico (Sport Zone), apoio e assistência.
Sr. Emanuel Carreiro – Responsável pela ligação com a comunicação social.
Sr. Óscar Catarino – Director de Equipa
Sr. Pedro Cardoso – Orientação Técnica.
Sr. Duarte Sousa – Fotografo.
Sr. Bruno Fernandes – Responsável pelas escolas de formação.
Sr. Paulo Resendes – Director Desportivo.
Com esta equipa, e com a união que a caracteriza, temos garantidas todas as condições para que os atletas possam mostrar no terreno toda a sua capacidade física.
Quanto aos objectivos desportivos; Já há algum tempo que assumimos a competição de XC como alavanca competitiva para as provas de Estrada, apesar de termos desde há 3 anos sempre o homem mais rápido em todas as Taças em S. Miguel e nunca nos termos preocupado na classificação por equipas.
Aliás, sempre defendi que, quem se preocupa com esta classificação é porque não consegue ganhar à geral, no entanto não me lembrei que um dia poderia ter que publicamente mudar de opinião.
Olhando para trás, a única competição que ainda não ganhamos foi o XC por equipas. Entre assumir o risco de dizê-lo publicamente (e não o concretizar) e cortar a motivação dos atletas de quererem mais e mais… decidi correr o risco pensando na vontade da equipa.
A partir do momento em que assumi este objectivo, toda a preparação e composição da equipa foi feita com este intuito.
Como era de esperar, depois de assumir que queremos ser campeões de XC por equipas, vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, e como sabem, não lutamos para ser segundo.
O Director Desportivo
Paulo Resendes