Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Grande Prémio de Ciclismo Praia da Vitória

sábado, 27 de agosto de 2011



Pois é, depois das férias… Vêm os Post’s

Foi no último fim de semana de Julho (29,30 e 31 de Julho) que se realizou a Volta à Ilha Terceira em bicicleta, ou denominada, Grande Prémio de Ciclismo Praia da Vitória, no âmbito das famosas Festas da Praia.
Como tal, não poderia (a equipa Sportzone) deixar de participar, sendo que para este efeito se deslocaram à ilha Terceira, José Arruda, David Morais, José Miguel Afonso, José Correia, Fernando Furnas, Álvaro Câmara, Pedro Resendes, Miguel Nunes e Luís Casanova.
Esta era uma prova constituída por três etapas em linha, que se previam muito duras tendo em conta às particularidades do terreno, esperavam-se etapas curtas, muito sobe e desce, ou seja muita intensidade. Esta prova viria a representar um verdadeiro desafio para a equipa, pois não estavam presentes os principais elementos da equipa para “atacar” a geral, nomeadamente o Bruno e o Gandarinho (menciono estes, pois marcaram presença na competição anterior, o Grande Prémio Sportzone), sendo outra grande condicionante, a limitação dos juniores em relação à quilometragem das etapas o que desfalcava o nosso chefe de fila (David), uma vez que o contributo dos juniores seria mais curto, deixando-o com o “peito ao vento” na parte final de todas as etapas.
1ª Etapa
Revelou-se uma etapa de estudo, com os juniores a trabalharem toda a etapa, anulando, todas as tentativas de fuga, até que conseguiram impor um ritmo que deitava, qualquer tentativa de fuga por terra. Foi uma etapa que a nível da geral o David atacou na subida final, evitando uma chegada ao sprint e consolidando uma vantagem de sensivelmente 20 segundos. Relativamente aos juniores, foi o José Correia que venceu (eu) sendo seguido pelo José Miguel Afonso, sem qualquer perda ou ganho relativamente ao tempo. Nos cadetes, a inexperiência levou-os a cometer um ligeiro erro embora, tenha surgido através de fair-play, o que é sempre um óptimo princípio, ganhou o terceirense Lucas Mendonça, sendo que a diferença que se registara, no fim, se revelou mínima, não sendo um verdadeiro obstáculo ao triunfo de um atleta Sportzone (cadete) neste Grande Prémio.
2ª Etapa
Nesta etapa delineava-se um verdadeiro perfil de montanha, pois bem, até a meio da prova tudo estava controlado, com a camisola de líder segura por cerca de 20 segundos, até que sucede uma descoordenação, por parte dos juniores, em relação à estratégia da equipa, o que levou a alguns elementos das outras equipas a tomarem iniciativas de forma a tirarem algum partido desta descoordenação. Valeu nesta situação a grande condição física e experiência do nosso chefe de fila, que com um ataque certeiro, consegue sair do pelotão e segue em parelha com o seu adversário principal, e na altura segundo do GP, João Paulo Amaral. O David antes de chegar a subida principal consegue isolar-se, e conseguiu na subida de 1ª categoria ganhar uma vantagem de cerca de 2:20min, para o seu principal adversário. Nos juniores, em virtude da descoordenação venceu o José Miguel Afonso (com uma vantagem de 51segundos) sobre mim (José Correia), embora sedimentando uma diferença superior a 8 minutos sobre o faialense Sandro Garcia. Nos cadetes venceu o Miguel Nunes que com um ataque igualmente certeiro ao do tio, isolou-se ganhando cerca de 2:30min ao seu colega de equipa Luís Casanova, uma vez que o Lucas desistiu da prova devido a avaria.

3ª Etapa
Nesta 3ª e última etapa, mais uma daquelas que se pensava que seria a rolar e revelou-se precisamente o contrário, foi uma etapa mais intensa uma vez que a luta pela camisola da juventude era acesa obrigando a um trabalho mais minucioso por parte da equipa, quando controlada a corrida, o David ataca e tenta isolar-se e consegue fazendo um contra-relógio individual de 35km seguido pelo o João Paulo Amaral que depois não aguentou o ritmo e quebrou, deixando apenas para o David a discussão da etapa e a consolidação da vitória do Grande Prémio, com o Jorge Medeiros fugido e depois ultrapassado pelo David é depois apanha pelo Fernando Furnas que fez parecer muito bem as suas capacidades “roladoras”, um verdadeiro motor a diesel que quase absorve o Jorge uma vez que nos apercebemos (equipa) que afinal a luta por equipas ainda estava ao nosso alcance pois sendo o Santa Clara a clara favorita por equipas, e estando a Sportzone extremamente limitada, a vitória por equipas nunca foi um objectivo, esta que quase se revelou uma realidade, uma vez que a vantagem de 6 minutos do Santa Clara ficou reduzida a 47 segundos na última etapa. Mais uma vez o David venceu com uma vantagem de cerca de 5 minutos sobre o 2º lugar, consolidando a vitória do Grande Prémio, nos juniores venceu o José Miguel Afonso com uma vantagem de 7 segundos sobre o José Correia (eu), consolidando também a vitória do GP no escalão de juniores e no escalão de cadetes num acto extremamente louvável e de grande fair play, uma vez que deixou o colega Luís vencer uma vez que não tinha nada a ganhar nem nada a perder.
Concluindo, o objectivo foi cumprido! O David ganhou o Grande Prémio!
Embora o Álvaro não tenha ganho a camisola da juventude, deu excelentes indícios, e de certeza que com uma melhor preparação conseguirá discutir com mais eficácia esta camisola. De qualquer forma, obteve um excelente 5ºlugar à geral.
Nos juniores venceu o José Miguel Afonso, sem qualquer observação.
Nos cadetes venceu o Miguel Nunes que revelou grande aptidão e atitude na estrada, embora o Luís não tenha tido uma exibição em nada inferior à do Miguel.
De realçar o brilhante 7º lugar à geral do Pedro Resendes, o 17º lugar do “rolador” Fernando Furnas e o 22º lugar do “trepador” José Arrudatudo isto num pelotão de38 ciclistas que terminaram a prova. Embora não tenham ganho à geral fizeram tudo o que estava ao seu alcance para ajudar a cumprir o principal objectivo da equipa. Um bem hajam para estes!
Um agradecimento especial (em nome da equipa) ao meu pai por ter apoiado esta grande equipa, pois sem abastecimentos e sem aquela voz de força, nunca seria a mesma coisa.
Foi uma óptima experiência!
Um grande abraço,
Zé Pedro

2 comentários

  1. Um post que realça todos os aspectos da corrida, estão de parabéns, um resultado fantástico.
    Continuamos a marcar pela diferença e conquistamos as duas camisolas mais importantes, a de Líder á Geral de a de Montanha.
    Em reposta ao Rui Costa; Efectivamente não ganhamos esta por equipas, sabiamos que iria ser muito difícil, com a equipa bem desfalcada, a ausência do Bruno, Gandarinho e do Nuno, tornou a Sport Zone mais vulnerável. Mas nem por isso foi batida pelo Santa Clara, foi necessário uma equipa mista para nos levar de vencida.
    A equipa vencedora foi o Santa clara/CC Specialized, e o 3º elemento desta equipa (que deu a vitória no Final) foi o David Cordovil, o que não tira o mérito da vitória coletiva, apenas releva a necessidade de união para contrariar o favoritismo da Dream Team.
    Parabéns.

     
  2. Anónimo Says:
  3. O trepador...lol muito bem conseguido o texto para quem esteve ausente ao ler fica a par de tudo parabéns Zé . uma experiência bastante agradável pena o tempo nos 1ºdois dias não ter colaborado com a gente enfim "festa molhada não é festa não é nada" lol da minha parte quero agradecer á organização tiveram á altura do acontecimento ,quanto á equipe desfalcada ou não com muitos ou poucos... os que lá estiveram foram os suficientes para representar o que na realidade somos , uma verdadeira equipe...lol e agradecer ao sr.Correia pelo apoio prestado em conjunto com a nossa sub23 ...obrigado também aos nossos patrocinadores pois sem eles nada disto era possível boas pedaladas abraço do amigo Jose arruda