Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

GORREANA - Quase chegou ao Sprint.

segunda-feira, 26 de abril de 2010 0 comentários



A Gorreana é uma prova especial, não por ser muito exigente mas pela fantástica vista de todo o seu traçado, já considerado o circuito mais bonito da Taça.
Uma prova com um final emocionante, mesmo assim ainda estamos uns “FUROS” acima da concorrência.
Para esta prova o grande desafio era conseguir mentalizar o nosso campeão (David Morais), que é preciso dosear e esforço, e ter atenção ás provas da Taça de Portugal. Mesmo sabendo tudo isto e acenando com a cabeça que sim, esta era uma missão ingrata para quem gosta e está habituado a ganhar.
Dizer ao David para não forçar andamentos, e andar na roda do adversário mais directo, não é muito fácil, mas tinha que se arranjar uma forma de motivá-lo a cumprir uma estratégia, que o poupa-se e fizesse com que Nuno Silva pudesse ser o vencedor do escalão de Vet A. Logo de inicio esta estratégia estava condenada, uma vez que Nuno com uma queda a provocar um problema técnico, descolou da dupla da frente. A partir daí o objectivo era manter o David “colado” na roda do Jorge Medeiros, e assim foi durante 5 voltas.
Para quem conhece a forma de correr do David, sabe que por vontade dele o ataque devia ter sido imediato, sempre que passava por mim, a pergunta surgia, POSSO IR? Só ficou satisfeito quando lhe foi dada carta branca para deixar (para traz) a roda do adversário, resultado 1,30 min de vantagem, até final foi gerindo o esforço, e geriu de tal forma que foi apanhado pelo Jorge na ultima volta, seria a discussão ao Sprint, só que um furo do Jorge acabou por confirmar a vitória do David.

A ter em atenção.
Com atletas a evoluir e muito, equipas maiores e melhor organizadas, com mais patrocinadores, melhores coberturas dos meios de comunicação social, melhores organizações, penso que este “estado de graça” do ciclismo Açoriano tem que ser acompanhado pela equipa de Comissários, nesta prova foram pouco rigorosos e eventualmente desatentos, condição nada abonatória para a sua posição de Árbitros.


1-Antes do inicio da prova eu na qualidade de Director Desportivo dirigi-me O sr. Presidente do colégio de comissários (Sr. Paulo Almeida), e perguntei se nesta prova era permitido a atletas correr com equipamentos distintos dos restantes companheiros de equipa, respondeu-me que não. Logo de imediato disse-lhe que havia vários atletas nestas condições, e que um deles estava mesmo no primeiro lugar da grelha de partida, desculpou-se então dizendo que não tinha visto. Mas devia ter visto, porque na assinatura de presença os atletas devem ir devidamente equipados, são estes os regulamentos. Então… A solução o Sr. Comissário foi simples… arrancam mesmo assim (irregulamentares) e depois faça a reclamação no fim, grande solução sem duvida, Srs. Comissários sejamos cuidadosos e rigorosos.
2-Com a queda de um dos nossos atletas, a ambulância teve que abandonar o local, das duas uma, ou se espera uma substituição ou então teria de haver uma interrupção da prova, nenhuma das situações foi a solução, ainda bem que ninguém necessitou de assistência neste entretanto.
3-Percebo que se recrute pessoas para ajudar no comissariado, mesmo não o sendo mas ao menos que se comportem como tal…
4-Entendo que os comissários têm e podem ter uma preferência clubistica, mas naquele dia têm que ser COMISSÁRIOS.

Por ultimo, além de dar os parabéns (pelo desempenho desportivo) ao Sr. Presidente / Dirigente / Atleta Sr. Jorge Medeiros, devo dizer que devido á sua visibilidade como Homem do ciclismo seria a ultima pessoa a entrar em incumprimento nas provas organizadas pelo seu clube.

Espero que esta minha opinião seja encarada como critica construtiva.

GORREANA - CHEGOU A HORA DO CHÁ

sexta-feira, 23 de abril de 2010 2 comentários

Póvoa de Lanhoso.

terça-feira, 20 de abril de 2010 4 comentários

Mais uma prova da Taça de Portugal de XCO, desta vez no Norte.
Com uma lista de inscritos de grande qualidade o nosso atleta David Morais lá estava para arrancar na 5ª posição na linha de partida.
Um traçado muito pouco técnico, o que não beneficiava em nada o David, iria então ser posto á prova a sua capacidade de resistir á potência dos muitos "estradistas" concorrentes no XCO, onde neste percurso o grande favorito era o Lavarinhas.
Antes da partida a concentração está estampada no "ar de poucos amigos" que o David já nos habituou, parece mas não é...


Com um ambiente envolvente muito entusiasmante a prova prometia ser dura e sem grandes pontos de recuperação.
Uma partida muito rápida, onde David disputa os primeiros lugares com Lavarinhas numa "carga de ombro" a fazer lembrar uma boa saída de moto-cross.
Em boa forma física e a caminho do seu melhor, David mostrou e convenceu-se finalmente que é um dos melhores da actualidade Nacional dos Masters A.
Á entrada para a ultima volta leva 40" (segundos) de desvantagem para o líder (Lavarinhas), só visto... A três Km da meta partiu o pedal e teve que fazer o resto do percurso a correr. Estava nesta altura confortavelmente instalado no 4º lugar e com o 3º bem á vista, desta era mesmo o pódio. Ficou no 25º lugar e com um sabor amargo que normalmente as avarias provocam.
Nesta prova foi acompanhado e assistido pelo Ex-Reforço Carlos Silva, para ele o nosso muito obrigado pelo apoio e pelos registos fotográficos.

Este foi o texto enviado pelo Carlos.
"Já estão disponíveis as classificações, mas que não espelham nada do que foi a prova... Foi mesmo surreal ele vai lá chegar! Ombro a ombro com o lavarinhas e a distância que tem para o quinto na entrada para a ultima volta era mesmo confortável!"


Uma verdadeira "Batalha", foi unânime a opinião sobre a prova, muito dura e exigente.
Quem vingou nesta edição da Batalha mostrou que é grande guerreiro. Alguns dos nossos atletas merecem um destaque especial, apesar de todos estarem de parabéns.
O David Morais, mostrou que neste campeonato e em condições normais vai dar poucas hipóteses á concorrência, esta prova tinha um motivo de interesse acrescido, todos sabiam que este percurso era o favorito do concorrente mais directo do David (Jorge Medeiros), certamente que era a sua grande aposta, era o "tudo ou nada" se efectivamente queria aspirar a continuar a lutar pelo título de Veteranos A, mas a dureza do terreno só beneficiava o David, mais forte e muito motivado fez o que se esperava, e já na primeira volta passa no final da segunda subida com 1' e 25'' de vantagem, depois esta vantagem foi gradualmente aumentando até aos 8' 30'', David mostrou capacidade física, capacidade técnica e uma grande capacidade de sofrimento, parabéns Campeão estás realmente uns furos acima...
O Nuno Silva, agora sim... o Nuno fez uma prova de grande nível, quando ninguém estava á espera que pudesse lutar pelo 2º lugar uma vez que era uma prova muito técnica, aqui se confirma a sua evolução, e apesar dos azares que a concorrência teve já ele se tinha colocado em segundo, depois foi gerir o esforço até final e gradualmente ganhar tempo para o terceiro e ao primeiro, atenção ao Nuno que na ultima passagem na meta estava a 30'' do David. Em resumo, contém com ele para a próxima...
Inês Lemos, a sua primeira vitória nesta modalidade. Foi a grande surpresa, superou a Marília com firmeza e classe, apesar de serem de escalões (idades) diferentes a condição física é aproximada, todos já sabíamos que a descer a Inês levava vantagem uma vez que tem muita técnica e é destemida da velocidade, só que a subir normalmente perdia muito tempo, bastou começar a aplicar-se mais durante a semana que as subidas começaram a parecer menos duras. Para quem no inicio da época me dizia que não tinha muito tempo para treinar..., aqui está a onda de motivação que contagia toda a equipa, parabéns Inês e continua a trabalhar.

Nuno Silva entre os melhores.

sexta-feira, 9 de abril de 2010 1 comentários



"Distância : 90 Km
Altimetria : Acumulado Subidas: 1930 mts Dificuldade Técnica : Baixa
Dificuldade Física : Alta
Tipo de terreno:
Zonas de Serra e Montado
Caminhos agrícolas tipo "dual track", estradão e zona de "single track " perto do final.
Passagem por zonas de Sobreiros, Azinheiras e Eucaliptos e alguns pequenos cursos de água.
Existem zonas onde o piso está mais degradado e mole fruto dum Inverno em que choveu muito mas ciclável em toda a sua extensão.
Classificação 9º lugar Vet A em 38 atletas federados do mesmo escalão. 19º da Geral em mais de 300 atletas participantes.
Tempo de prova 3h 58 min 47 seg
Vencedor foi Marco Fernandes absoluto cumpriu os 90 quilómetros da corrida em 3h42m25s, da Sport Zone Despertar de Beja.




O percurso foi bom mas bastante exigente fisicamente, tal como se pede a uma prova desta natureza. Para este tipo de traçado não muito técnico é bom que se tenha muita força nas "canetas", pois podem-se desenvolver andamentos bastante elevados. Havia muita água e lama ao longo do percurso como já era de esperar e chegou a chover durante a prova, mas nada que intimidasse. Até aos 50 km foi um sobe e desce constante sem grandes inclinações e partes a rolar. depois veio 5 montanhas com relevo considerável, a ultima de 7km de extensão foi onde quebrei e perdi posições pois ia num grupo de 5atletas e estava em 6º vet. A. isto há passagem dos 70 kms...
e assim foi, genericamente senti-me bem pena, foi quebrar numa ultima subida contudo as sensações a rolar forma boas..."


Nuno Silva


Sendo a imagem uma das nossas prioridades, não podia deixar de elogiar o trabalho de imagem fantástico que tem vindo a ser feito pelo Duarte Sousa, conhecido no meio por "DJ". Com ele os nossos resultados desportivos ainda têm mais ênfase, tornando-se mais visíveis e com maior impacto publicitário.
Na realidade toda a imagem que passamos como equipa tem o contributo do nosso fotografo, parabéns e muito obrigado.

SPORT ZONE

quarta-feira, 7 de abril de 2010 1 comentários



Mais uma vez tenho que agradecer ao nosso patrocinador principal, SPORT ZONE.Foi distribuído a cada atleta material suficiente para treinar durante toda a época:
Capacete, óculos, luvas, calça, calção, Jersey, casaco, impermeável, meias, capas de sapatos e fato de treino.

Como se não bastasse ainda nos ofereceram alguns quadros da Berg-Vertex Carbon 2009


E ainda aguardamos a chegada dos novos quadros VERTEX-CARBON de 2010, (para muito breve) que irão também correr nas provas Regionais.

Com este tipo de apoio, só temos que dar o melhor retorno possível, e salientar que nos sentimos realmente orgulhosos de pertencer a esta grande equipa. Normalmente apoios deste calibre são dados a equipas profissionais e com grande projecção.

Um apoio destes só é possível porque a Sport Zone acredita neste projecto e sabe que esta parceria tem a sua cota parte na evolução da equipa.

O nosso obrigado por este enorme apoio, não será só por palavras será também com resultados e com acções.




Além dos resultados desportivos, a imagem é uma das nossas prioridades.

O primeiro pódio...

segunda-feira, 5 de abril de 2010 2 comentários


Realizei uma prova de BTT integrada no TBE2010 (Troféu BTT de Évora) em Nª Sr.ª de Machede a 15 km de Évora, este troféu conta com 7 provas de XC em percurso fechado, em que se tem de dar o máximo de voltas possível em 2h30 de competição.
Esta foi a 4ª etapa e movido por uma curiosidade enorme e uma falta de competição (duatlo) para este fim-de-semana lá me inscrevi e fui á descoberta. Cheguei cedo para tentar tratar de tudo com calma e não entrar em stress, mas após ter ido ao secretariado para assinar o livro de ponto a primeira contrariedade, as pastilhas dos travões de trás estavam bastante gastas onde aliás uma delas já estava no ferro…pensei pode ser que não aconteça nada e acabe a prova…
Após algum aquecimento lá fui eu para o km (0) para as verificações da bike e desloquei-me para a recta da partida, já lá estavam muitos atletas e alguns com as “montadas” lá mas eles no aquecimento nos rolos…isto até a nível regional está com um nível, vai lá vai…
Partida dada e estava tudo louco, ritmo alucinante ao qual eu tentei dar o meu máximo e lá fui passando alguns ainda antes de entrar nos “singles”. Mas o melhor estava para vir, uma subida que com esta gente toda não dava para fazer em cima da bike eu desmontei, passei muitos atletas e fui metendo o ritmo até que na 3 volta disseram-me que estava a 1’30’’ do grupo da frente (4 atletas) o que me motivou e lá fui sofrendo nos “singles” que eram um autêntico carrossel, mas andando bem nas partes mais rolantes.
Na penúltima volta e tentando arriscar um pouco após passar uma rapariga atrasada deu uma valente queda que podia ter terminado a prova por ali. Conclusão da queda, capacete partido e um valente hematoma na testa/face e uma forte dor na cervical mas estava inteiro, lol…com a queda fui passado por dois atletas que após ter encontrado novamente o meu ritmo passei-os na última volta e com a desistência de um dos da frente terminei a prova em 4º lugar da geral (3º VET A).
Luis Almeida