Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

GORREANA - Quase chegou ao Sprint.

segunda-feira, 26 de abril de 2010



A Gorreana é uma prova especial, não por ser muito exigente mas pela fantástica vista de todo o seu traçado, já considerado o circuito mais bonito da Taça.
Uma prova com um final emocionante, mesmo assim ainda estamos uns “FUROS” acima da concorrência.
Para esta prova o grande desafio era conseguir mentalizar o nosso campeão (David Morais), que é preciso dosear e esforço, e ter atenção ás provas da Taça de Portugal. Mesmo sabendo tudo isto e acenando com a cabeça que sim, esta era uma missão ingrata para quem gosta e está habituado a ganhar.
Dizer ao David para não forçar andamentos, e andar na roda do adversário mais directo, não é muito fácil, mas tinha que se arranjar uma forma de motivá-lo a cumprir uma estratégia, que o poupa-se e fizesse com que Nuno Silva pudesse ser o vencedor do escalão de Vet A. Logo de inicio esta estratégia estava condenada, uma vez que Nuno com uma queda a provocar um problema técnico, descolou da dupla da frente. A partir daí o objectivo era manter o David “colado” na roda do Jorge Medeiros, e assim foi durante 5 voltas.
Para quem conhece a forma de correr do David, sabe que por vontade dele o ataque devia ter sido imediato, sempre que passava por mim, a pergunta surgia, POSSO IR? Só ficou satisfeito quando lhe foi dada carta branca para deixar (para traz) a roda do adversário, resultado 1,30 min de vantagem, até final foi gerindo o esforço, e geriu de tal forma que foi apanhado pelo Jorge na ultima volta, seria a discussão ao Sprint, só que um furo do Jorge acabou por confirmar a vitória do David.

A ter em atenção.
Com atletas a evoluir e muito, equipas maiores e melhor organizadas, com mais patrocinadores, melhores coberturas dos meios de comunicação social, melhores organizações, penso que este “estado de graça” do ciclismo Açoriano tem que ser acompanhado pela equipa de Comissários, nesta prova foram pouco rigorosos e eventualmente desatentos, condição nada abonatória para a sua posição de Árbitros.


1-Antes do inicio da prova eu na qualidade de Director Desportivo dirigi-me O sr. Presidente do colégio de comissários (Sr. Paulo Almeida), e perguntei se nesta prova era permitido a atletas correr com equipamentos distintos dos restantes companheiros de equipa, respondeu-me que não. Logo de imediato disse-lhe que havia vários atletas nestas condições, e que um deles estava mesmo no primeiro lugar da grelha de partida, desculpou-se então dizendo que não tinha visto. Mas devia ter visto, porque na assinatura de presença os atletas devem ir devidamente equipados, são estes os regulamentos. Então… A solução o Sr. Comissário foi simples… arrancam mesmo assim (irregulamentares) e depois faça a reclamação no fim, grande solução sem duvida, Srs. Comissários sejamos cuidadosos e rigorosos.
2-Com a queda de um dos nossos atletas, a ambulância teve que abandonar o local, das duas uma, ou se espera uma substituição ou então teria de haver uma interrupção da prova, nenhuma das situações foi a solução, ainda bem que ninguém necessitou de assistência neste entretanto.
3-Percebo que se recrute pessoas para ajudar no comissariado, mesmo não o sendo mas ao menos que se comportem como tal…
4-Entendo que os comissários têm e podem ter uma preferência clubistica, mas naquele dia têm que ser COMISSÁRIOS.

Por ultimo, além de dar os parabéns (pelo desempenho desportivo) ao Sr. Presidente / Dirigente / Atleta Sr. Jorge Medeiros, devo dizer que devido á sua visibilidade como Homem do ciclismo seria a ultima pessoa a entrar em incumprimento nas provas organizadas pelo seu clube.

Espero que esta minha opinião seja encarada como critica construtiva.