Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

PORTALEGRE 2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Nesta edição de 2010, o percurso foi segundo a critica o mais exigente dos últimos anos.

A Sport Zone participou com 5 elementos em representação dos Açores. David Morais, Luís Almeida, Bruno Fernandes, Fernando couto e Inácio Russo.

A iniciativa do patrocinador em apoiar a participação destes atletas no maior evento de BTT realizado em Portugal, foi uma aposta ganha. Desde já gostava de agradecer ao Carlos Silva pela contínua colaboração que tem dado sempre que atletas da equipa de deslocam ao Continente, as fotografias são da sua autoria.

Muitos foram os relatos feitos por todos, mas mesmo assim tenho a certeza que por mais que descrevam nunca será como lá estar. A frase unânime foi, "ambiente fantástico" e acredito que quem lá foi, pode até não repetir, mas certamente que jamais esquecerá.

O Luís Almeida enviou-me um email com uma definição (curta) das prestações dos nossos atletas, a qual eu tomo a liberdade de publicar.

"-Inácio Russo - Boa disposição do alentejano que jogou em casa - quer ajudar tudo e todos, grande espírito.


"- Fernando Couto - FELICIDADE, era provavelmente o homem mais feliz de todos os que acabaram a prova estava maravilhado" - para quem me disse que nunca levaria o ciclismo muito a sério... está de parabéns terminou a prova mítica do BTT em Portugal.

"- Bruno Fernandes - Capacidade de sofrimento, ele merece tudo de bom na vida" - Depois de uma aparatosa queda e um grande susto para todos o amigos, pensava eu que estava comprometido o grande objectivo (simbólico) do Bruno em participar em Portalegre, a sua capacidade de sofrimento fez do sonho uma meta, um lutador...

"- Luís Almeida - Desilusão total" - Até parece... como já todos sabem o grau de exigência do Luís Almeida é altíssimo, mas consigo próprio esta exigência chega a roçar a perfeição, para ele o pensamento nobre da vitória não permite sequer o deslize do resultado menos conseguido, fazer 46º entre alguns milhares de atletas não chega, mesmo sem contar que o seu meio natural será sempre o asfalto, e de preferência o de S.Miguel, conto contigo e com a tua força, o teu até breve vai voltar a ouvir-se... ATÉ BREVE.

"- David Morais - Atleta de outro mundo" - Bom, aqui temos uma curta descrição onde tudo está transparente.

No dia da prova, a minha atenção ao relógio era mais do que qualquer outro sábado do ano, sempre á espera de um telefonema a dizer - acabou e estamos todos bem. Só que quem ligou foi o Carlos Silva e disse-me: estou a 5 Km do final e o David segue isolado em 5º lugar,... fez-se silêncio... pela forma efusiva com que vivo os resultados dos atletas que acompanho, e este em especial por todo o seu percurso e devoção á modalidade, cheguei a arrepiar-me e mais não digo... de seguida era só esperar uns intermináveis 5 km e esperar que o telefone voltasse a tocar, e assim foi desta vez era o próprio, David Morais dava-me a notícia, com uma voz tranquila e serena nada própria de quem tinha acabado de fazer 100 Km de Btt, e mais, se tinha classificado entre os melhores (mais uma vez) numa prova muito apetecida pela maioria dos betetistas nacionais. Confirmava-se então um resultado pouco esperado mesmo pelos mais optimistas.

Concordo plenamente com o Luís Almeida, um atleta do outro mundo. Que dizer, versatilidade é a palavra, no XC já vimos que anda junto dos melhores, nas maratonas é o que se vê, na estrada vamos ver... e tendo em atenção que em 2007 faz em Portalegre faz 13º a sua evolução está inversamente proporcional á sua idade, quando mais velho mais anda, não meus amigos, quanto melhor treina, quanto mais se aplica, muito melhor anda.

Em resumo final quero dar os parabéns a todos, sem excepção estiveram e acabaram uma prova onde muitos ainda sonham em participar, e mostraram que os Açores estão muito bem representados nestas vertentes.

Quanto ao David Morais, que me desculpe quem se acha melhor mas,...

O "nosso" Morais é o melhor atleta Açoriano de sempre.

3 comentários

  1. Survivor Says:
  2. Parabéns Davide!...Todos sabiamos ke, apesar das ordens ke tinhas (andar nas calmas), não faz parte do estar nos desporto.
    Há já a algum tempo que persegues o lugar cimeiro no pódium...kem sabe na próxima?...
    Abraço

     
  3. Presumo que o Survivor seja o Sr. Roberto Ponte, efectivamente o David tinha instruções para dosear o esforço visto que dia 9 de maio tinha a prova de XC da Batalha em Ponta Delgada, logo que esta foi mudada para 24, as instruções passaram a ser outras, andar nos limites, e o resultado está á vista.
    Mas concordo consigo, andar nas calmas, não faz parte do dicionário do David, mas por vezes a inteligência do atleta supera a sua capacidade física.
    Aproveito para lhe dar os parabéns pelo trabalho que está a realizar no Faial.

     
  4. survivor Says:
  5. Boa tarde!
    Sim!...O meu nome é Roberto Ponte, e escrevo sob o nick "SURVIVOR".
    Agradeço os parabéns a mim endereçados, mas os mesmos serão partilhados por toda a equipa "técnica" que comigo trabalha...Só é pena, ke kem está mais perto, não nos dê ânimo para ke possamos, todos juntos, fazer com ke a modalidade cresça de forma saudável.
    A "equipa técnica" nasce de uma reunião entre atletas, comissários e dirigentes, com a finalidade de pelo menos, este ano, as coisas correrem o mais transparente e organizado possível...Enkuanto eu liderar esse grupo de trabalho, estaremos sempre, ao lado da delegação da ACA no Faial. E, faremos o possívél e o impossívél para ke nada falhe na escolha, limpeza e marcação dos percursos!