Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Que grande VOLTA.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

II GP Liberty Seguros - Etapa 4


“O melhor da festa é esperar por ela”
Neste caso, o melhor mesmo foi participar no maior e melhor evento de ciclismo pela ilha de S. Miguel.
A Sport Zone, como equipa Campeã, tinha a curiosidade de saber como seria correr com uma equipa que, teoricamente considerada muito mais forte. Eram estes os comentários que fomos ouvindo, pela qualidade dos seus atletas. Era esperado que a equipa da Xiami Cozinhas dominasse e controlasse a corrida desde o seu início, pois eram os favoritos.
A 1ª etapa: percurso quase plano, ou então mais rolante, como preferia dizer o Pedro Cardoso. Foi uma etapa de estudo, tentar perceber a táctica da Xiami e decifrar quem seria o seu “chefe de fila”. Ficamos logo a sabe-lo quando o Miguel tem um furo e logo o Fábio Ferreira fica atrasado para o ajudar a colar no poletão. Para nós uma etapa com os nervos à flor da pele, várias avarias, quedas, furos, enfim… houve de tudo! Logo aí perdemos o Bruno Fernandes que com dois furos em 20 metros perdeu o poletão e nunca mais conseguiu colar, mesmo ajudado pelo Fernando Furnas que depois caiu… Ufa começamos mesmo mal.
A chegada ao sprint seria previsível, e sabíamos que esta seria uma das especialidades do Rui Rodrigues da Xiami, mas na meta apareceu o Fábio Ferreira.
A 2ª etapa: uma tirada onde se esperava o aparecimento dos trepadores, eram favoritos o Fábio Ferreira e o David Rosa, tínhamos que estar que estar atentos às movimentações das equipas que certamente levariam os seus trepadores frescos, ou quase, até às montanhas. Uma etapa muito tranquila até chegar a subida para a Povoação, que movimentou os trepadores para a contagem de montanha, com excepção para a descida das Pedras do Galego, feita a grande velocidade. Após a montanha, a descida para a Povoação poderia ser um ponto para tentar atrasar o David Rosa, curiosamente este trabalho foi feito pela sua própria equipa, mas mesmo assim, e com grande esforço o Rosa conseguiu colar na roda de Fábio Ferreira que já havia fugido na montanha mais dura do dia, pois tinha seguido com o David Morais, logo ao sair da Povoação. Inicia-se assim a perseguição à fuga, David Morais, Nuno Silva, Pedro Cardoso e Paulo Cardoso, trabalhavam em conjunto para alcançar a dupla da frente. O sobe e desce constante fazia mossa, e as descidas foram o calvário do David Rosa, apanhado pelo grupo perseguidor a escassos 3 Km da meta. O Fábio ganhava a etapa e cimentava a vantagem para os seus adversário mais directos, o 2º lugar foi disputado ao sprint por Pedro Cardoso e David Rosa, vantagem para o nosso Pedro, grande etapa… Aqui a Sport Zone passou para a frente na classificação colectiva, ganhando 13 minutos para a equipa favorita, a Xiami Cozinhas.
A 3ª etapa: Era a etapa rainha da volta, com três subidas que podiam decidir o vencedor do II Grande Prémio Liberty Seguros, Cerrado dos Bezerros, Pedras do Galego e Lagoa do fogo.
Nesta etapa a Sport Zone tinha que tentar vestir a amarela ou então ficar muito próximo, deixando a decisão para o contra relógio individual do último dia. A única hipótese seria atacar e tentar uma fuga que pudesse ganhar o máximo tempo possível.
Assim foi, a fuga deu-se logo cedo, ao km 7. À saída de Vila Franca o grupo da fuga era composto por Roberto Gandarinho, Bruno Fernandes, Luís Almeida, trio da Sportzone, Carlos Brito do CDC Navais, Rui Rodrigues Xiami Cozinhas e Jorge Medeiros da Jomare.
Subiram as Pedras do Galego com 6 min de vantagem, o grupo passou a 5 com o Jorge Medeiros a não aguentar o ritmo imposto pelos nossos homens.
O trabalho efectuado pelo Gandarinho e pelo Bruno foi fantástico, levar o Luís Almeida à Lagoa do Fogo e ainda ganhar tempo para o camisola amarela era uma dupla tarefa, grandes dois guerreiro que mostraram porque razão se chama “equipa” a este grupo. A fuga entrou na Lagoa do Fogo com 9 minutos, quer dizer que o Luís esteve de Amarelo durante 30 km. Chegada a Lagoa do fogo, o Gandarinho e o Bruno abrandaram e deixaram o Luís com o Carlos Brito e o Rui Rodrigues, uma vez que o trabalho dos dois havia terminado. Após a caldeira velha, o Carlos Brito descolou do grupo, sempre liderado pelo Luís que puxou durante toda a subida. Passavam a estar 2 elementos na disputa, o Luís que estava muito bem, enquanto Rui Rodrigues começava a dar mostras de algum desgaste. Aí o Luís responde afirmativamente a um pedido de ajuda do adversário, “menos, menos, menos” disse Rui Rodrigues, cedendo assim a uma hipotética vitória do Luís na tão desejada Lagoa do Fogo. Na linguagem ciclistica, é o mesmo que dizer “não me deixes só, puxa-me que ganhas lá em cima”. A dois km da meta o Luís olha para mim e com um sorriso rasgado faz-me sinal de OK, estava feito, iria ganhar na cimo da montanha, e apartir dali foi um mero guia turístico do Rui Rodrigues, dando-lhe as indicações de quanto faltava para finalizar a penosa subida.
Mas ás vezes os “homens” têm destas coisas, a ganância e a ambição falam mais alto, a 20 metros da meta o RUI RODRIGUES levanta-se e sprinta para a linha de meta, “traindo” o homem que lhe arrastou durante toda a subida e esperou por ele quando esteve em dificuldades, grande espírito este!
A lição a tirar daqui,… nem sempre os grandes atletas são grandes Homens.
Aqui os parabéns para um homem, este com “H grande” que lutou e acreditou que seria desta vez que ganhava na Lagoa do Fogo, e acreditem ganhava mesmo…
O contra relógio: o estudo prévio do percurso foi fundamental, com condições meteorológicas adversas o David Morais mostrou todo o seu potencial, fez um tempo fantástico e ganha numa disciplina onde só vinga quem está com grande capacidade física.
Em jeito balanço final, a Sport Zone mostrou que como equipa não é fácil de bater, à entrada para o contra relógio temos de vantagem 28 minutos para a equipa Xiami, considerada a grande favorita para a vitória. Em todas as etapas tivemos entre 5 e 6 atletas no Top Ten.
Individualmente, antes do contra relógio tínhamos 4 atletas com hipóteses de ganhar a volta, Nuno Silva, Luís Almeida, David Morais e Pedro Cardoso. Afinal demos luta e de que maneira, fizemos uma volta fantástica, estamos todos de parabéns.
Estas experiências são sempre bem-vindas, aprende-se, melhora-se e evolui-se em todos os sentidos.

Quanto à organização esteve com o mesmo nível da volta, muito alto. Pouco ou nada há a apontar, sempre com abertura e postura de organizações de grandes eventos.
O feedback dos atletas do Continente é extraordinário, e estes estão habituados a grandes organizações e dizem que esta não fica atrás em nada, concordo plenamente.
Por este andar não vão necessitar de convidar ninguém, as equipas vão querer cá vir. Foi fantástico, motards e Policia também ao mais alto nível.

Quanto aos comissários, estes já não estiveram tão bem, pena foi que mancharam o bom trabalho de todos, mas isto será falado noutro “post” para não estragar este…

Vitória por equipas e 3º lugar da geral individual.
Grande VOLTA, grande EQUIPA, grande ESPÍRITO!

9 comentários

  1. Anónimo Says:
  2. QuerO eM prImeIro LugAr AgRadeCer A PrEsENçA dO nOsSo Big BiG BoSs PedrO CArDosO, NesTa VuElTa à IlHa!! A SuA PrEsENçA sÓ nOs VeiO AjuDar A EVoluIr ComO AtLeTAs!! ObriGAdo PedRO!!!!!!

    AgrADeÇo TamBÉm, Ao NosSo BiG BoSS PaulO ReSenDeS, SemPrE AcReDiToU No SuCeSSO dA NosSa EQUIpA !!! SPORT ZONE 4 eVer!!!

    A ToDa A EqUiPa, StAFF E FamiLIA !!! FoRaM 4 dIas Em ChEIO!!!!

    DiverTi mE à BrAvA!!!
    SoFrI Imenso!!!!!!!!!
    AprendI muitO!!!!!!!!

    PS. ObriGadO aos ADVERSÁRIOS: HOMEM FOLHA e BRITO!!!!!!!
    GrAndES aTlETAS!!!

    GANDARINHO

     
  3. Miguel Says:
  4. Este comentário foi removido pelo autor.  
  5. Está tudo dito....ou quase tudo!...competitivos, melhores ou menos bons atletas....como queiram....o facto é que o espirito que move está equipa é imbativel. Será esta cumplicidade o segredo de tudo?!....talvez. Grande DD, grandes amigos, grandes treinos, grandes sacrifícios, grandes atletas com grande experiência vindos lá do norte, grande aprendizagem....enfim....não troco isto por nada...foi uma experiência única. Abraço a todos.

     
  6. Anónimo Says:
  7. Sem duvida uma grande volta...
    Basta ver o lote de atletas presente, para se poder concluir que o nível competitivo desta prova foi elevado. Como foi anteriormente descrito pelo DD.
    Quanto ao espirito que se viveu na equipa, para não variar, foi excelente! Um dos trunfos para esta vitoria colectiva... E aqui agradecer ao apoio constante de todas as pessoas que nos acompanharam!
    Penso que toda a gente esteve ao nível do esperado, como tal, devo referir o empenho de todos nos treinos, ao longo do ano... Colocar 5 atletas no top 10, não e para qq equipa! Pelos vistos o nosso treinador deve saber o que faz... Os resultados apareceram! Um obrigado especial ao Pedro Cardoso, que tão bem nos tem orientado e acompanhado neste projecto!

    Estou convencido que esta e uma prova, que a continuar (esperemos que sim) poderá ser procurada por mais equipas.
    Com o nível de competitividade que existiu, e como em todos os desportos em que há competição "pura e dura", não podemos recriminar nem criticar, quem vem para ganhar, ate porque a nossa equipa se apresenta sempre com esse espirito, desde que se respeitem as regras e que estas sejam iguais para todos.(ahhh... E desde que não se falhe a palavra... não e Luis?)

    Apenas uma palavra de desagrado para com o DD, na primeira etapa, o atleta que ficou para me ajudar a chegar ao pelotão, não só se recusou a "puxar", como foi ao extremo de se atirar ao chão, de propósito, só para não colaborar. Brincadeiras a parte, foi uma etapa que marcou a minha corrida e a do Furnas, já que foram quase 65 kms a pedalar sem companhia, quer dizer o vento esteve sempre presente, logo um grande desgaste.
    Zé, esta e que era ao teu jeito... Tinhas que ceder a roda... Muito azar!

    SO POSSO DIZER: GRANDE VOLTA...

    BRUNO JOEL

     
  8. Kadete Says:
  9. Grande prova.
    A táctica escolhida pelo Pedro acabou por dar uma vantagem significativa perante aqueles que temíamos. A jogar à defesa demos a volta ao adversário que se apresentava com um conjunto completo e fortíssimo. Depois ainda havia o David Rosa que só podia complicar mais as coisas para nós. Com atletas deste nível o mais pequeno erro podia acabar num desastre total. Podíamos ter arriscado, o David podia ter atacado outras camisolas, por exemplo, mas jogámos pelo seguro, todos pela equipa.
    E que grande equipa. Grande forma. Bruno, Gandarix, o Pedro, mesmo a treinar com uma perna e descansar com a outra, e o David que largou o freio num contra-relógio histórico.
    E o Luís que também esteve em grande forma. Quase que conseguiu alcançar aquele objectivo tão desejado: vencer na Lagoa do Fogo. E logo agora que estava tudo organizado para isso, com a fuga, a ajuda do Bruno e Gandarino, acabou da pior maneira com o outro a passar-lhe a perna em cima da meta, depois de o ter ajudado, esperado por ele e lhe ter oferecido a camisola numa bandeja! Só faltou mesmo amarrá-lo na roda!!
    Já está a pagar a pena, pois, o mundo do ciclismo é pequeno e toda a gente ficou a saber o que o homem vale e o que vai passar a valer, em todo o lado, daqui para o futuro.
    E o Nuno, sem comentários, acho que atingiu o seu melhor momento de forma de sempre.
    E o resto da malta que nunca baixou os braços. Os Juniores, simplesmente fabulosos. A Inês que se encontra também em grande forma e terminou em grande nível. Os cadetes, “já se sabe”.
    E é claro, o DD e a claque da Sportzone que nunca parou de sofrer e apoiar a equipa.
    A organização esteve muito bem, não fosse a falta de divulgação, designadamente, nos locais de chegadas (RG e Nordeste), onde para além do pessoal envolvido apenas apareceram transeuntes.
    Um cumprimento especial ao vencedor que confirmou que pode ocupar melhor o tempo com os profissionais; já devi ter dado o salto.

     
  10. Anónimo Says:
  11. Boas

    Por outros motivos passou-me ao lado esta volta...
    Só vos digo que por acaso me cruzei com o amigo Luís Almeida por terras do Continente e a vontade dele era MUITA!!!! Se assim foi Luís só provas mais uma vez que és um grande Homem e que há gente muito pequenina neste mundo!

    Pela descrição deve ter sido em grande essa volta, mas o raio dos azares não vos largam....

    Continuem e qualquer dia têm as equipas do Continente a convidar-vos :)

    Grande Abraço amigos

    Carlos Silva

     
  12. Miguel Says:
  13. Parabéns a todos, com esta concluída para o ano há mais!

     
  14. Luis Almeida Says:
  15. Foram 4 dias muito intensos…mas muito saborosos pois revi pessoas e locais que me habituei a gostar e só por isso valeu bem a pena todos os minutos de sofrimento.

    Quero antes de escrever algumas linhas sobre esta grande volta que terminou a bem pouco tempo mas que já dá saudades, foi a 1ª vez que fiz uma prova por etapas e os 4 dias bem poderiam ser mais pois vontade não faltaria a todos.
    Mas como disse no inicio quero agradecer entre todos a Sportzone pelo apoio possível para me deslocar a São Miguel, ao meu “grande” camarada de armas F. Ramalho pelo apoio que me deu desde o 1º minuto até ao ultimo da minha estadia nestes 4 dias e por ultimo a um “pequeno” miúdo cheio de garra e vontade de triunfar nesta exigente modalidade José Correia pela magnifica “maquina” que pôs a disposição para fazer a Volta. Muito obrigado a todos!!!!

    Passando a falar um pouco da prova, já em tempos disse isto a alguém e volto agora a dize-lo eu “não sou, nunca fui e nunca serei ciclista” mas todos podem contar que em prova que eu entrar é para dar o meu máximo…mas as coisas no 1º dia iam correndo mal pois durante cerca de 15kms senti-me bastante mal e pensei varias vezes com os meus botões…”luís onde tu te viestes meter”!!! Mas depois lá comecei a senti-me melhor e as coisa correram bem, cheguei incorporado no pelotão sendo 17º lugar…

    2ª Etapa ai já com montanha o que eu realmente gosto, foi um misto de adrenalina (descer) e sofrimento (subir), lá conseguimos chegar ao ponto mais Nordeste da ilha…a prova decidiu-se após a Povoação onde o grupo da frente entrou um pouco desorganizado na subida incluindo eu que tive de ir atrás do prejuízo e acabei por disfarçar as coisas ao ser 7º no final, mas com 7’10’’ de desvantagem. Mas foi um misto de controlo e pensamento no dia seguinte, esse sim gostaria de estar no grupo da decisão. E com o tempo que perdi bem podia acontecer!

    3ª Etapa a palavra que tenho para definir esta etapa é “agridoce”, pois foi este o misto de sensações que tive desde o inicio da fuga aos 7kms até passar a linha de mudança de alcatrão no cimo da lagoa do fogo. Foi uma etapa linda pois nunca tinha estado nesta posição, ter 2 atletas da minha equipa a darem o máximo por mim (obrigado GandariX e Brunão), deram o que tinham e o que não tinham em prol do meu grande sonho…eu no fim desiludi-os certamente. A subida iniciou-se comigo a passar para a frente do grupo a meter o ritmo, R. Rodrigues e C. Brito na roda, o Brito ficou a seguir a caldeira e ai foi o inicio do fim do meu objectivo/sonho…peço desculpa mas não vou alongar-me mais…todos sabem o que aconteceu no final…tremendo balde de agua fria me caiu em cima. Mas analisando as coisas, se ainda não ganhei é porque não mereço…ou não faço o que devo fazer para isso acontecer!! Ah é verdade andei como diz o DD 30kms de amarelo…lol.

    4ª Etapa CR individual (19,1kms), mais uma vez tive as condições máximas do meu lado, bike de CR cedida pela equipa mas com o esforço do dia anterior e alguma falta de pica só deu para ser 7º classificado o que acaba por ser o resultado possível com o lote de ciclistas que estiveram na Volta.

    Na Geral fui 6º Classificado, 2º na Montanha e 4º ou 5º nos Pontos…FANTÁSTICO!!!

    Como nota final gostava de agradecer a todos os que estiveram com a equipa, desde o motorista aos familiares e amigos, e um abraço muito especial para todos os atletas da “DREAMTEAM” açoriana…cada vez somos mais fortes, David no podium e vitoria por equipas que mais se pode querer?

    Até um dia…

     
  16. Luis Almeida Says:
  17. Queria também comentar algumas das prestações da equipa.

    David é como todos nós sabemos um ciclista de eleição entrou um pouco mal na volta mas saiu em grande. 3 lugar!

    O Nuno um poço de força e um amigo leal e dos mais capazes, fez um grande volta, com algum desgaste emocional que lhe retirou um pouco de pica para o final...força amigo nós estamos sempre contigo.

    Bruno um abnegado ao que lhe pertence e ao que gosta, por tudo isso deu o máximo quando ficou “fora” da prova na 1ª etapa…um muito obrigado amigo.

    GaNdaRiXX a alma do pelotão que as vezes da vontade de mandar para a valeta…estou a brincar…lol, grande Volta fez Top10. Parabéns!

    Pedro Cardoso uma grande arma da equipa pelo seu saber e dedicação a esta grande equipa, pois tem conseguido meter o pessoal a andar e motivado no treino, um ex-profissional de grande gabarito e grande pessoa.

    Velhadas “Furnas” teve aquele acidente que lhe retirou a força para a sua volta ao conselho e o limitou no resto da volta, mas mesmo assim muito bem…

    P. Rebelo quanto a mim esperava um pouco mais mas ele não se sentiu bem desde o inicio e no fim estava mesmo de rastos, espero pelo resultado dos exames…que esteja tudo bem!

    Oscar que me diria a mim que após 1ano e pouco de me vir embora, regressava e tinha o Oscar como eu o vi nesta volta…muito bem que vontade e garra, a confirmação da surpresa!

    Ramalho fez a volta que lhe foi possível pois a forma não estava tão boa com a um ano aquando da queda e foi a “roda da Ines” com uma queda na subida da lagoa…

    Inácio Russo o “alentejano/faialense” que veio curtir e trazer boa disposição a todos nós, parabéns.

    P. Resendes esta a andar umas coisas, teve de parar pois com aquele ataque não podia continuar, as melhoras e TRI- boa sorte!!!

    Afonso (pai) foi a revelação da equipa pelo menos para mim, está muito bem fisicamente e psicologicamente forte também, um elemento de futuro para engrandecer ainda mais a equipa.

    J. Arruda o homem queria era ser distribuidor de bolos e por isso terminou após os furos, podiam ter insistido com ele para trocar as rodas…lol.

    Alvaro mais um azarado da 1ª etapa com uma queda mesmo a minha frente, até a mim me doeu mas chegou cheio de ganas e terminou com sofrimento a Volta. As melhoras!

    Os dois Juniores estão com a corda toda…parabéns Miguel pelas vitórias e parabéns também para o J. Correia. Tanto um como outro tem condições para serem um caso muito sério a curto prazo.

    A “nossa” menina Ines não se fez rogada e lá terminou todas as etapas…esta cada vez a pedalar mais, força amiga!!

    O L. Ramos e a Lúcia não competiram mas estiveram sempre com a equipa no apoio e motivação, um abrigado a eles, são um casal muito “querido”.

    Agradecer ao grande DD, P. Resendes por todo o apoio e organização da equipa ao Sr. Alvaro que esteve desde o 1’ na motivação e a ver se nada faltava aos atletas…

    A todos os outros elementos do apoio (pais, mulheres, condutor e amigos) para eles um grande MUITO OBRIGADO.

    Para os amigos Brito e F. Cardoso, foi um prazer pedalar com vocês sejam sempre bem-vindos ao pelotão açoriano!

    Julgo não ter esquecido ninguém, um abraço!!!