O início das competições de estrada estava na mente de toda a equipa, apesar de considerar que estávamos à altura do desafio que nos esperava na estrada. Notava-se uma certa ansiedade na equipa, natural para qualquer atleta que encare o seu desporto com ambição.
Trabalhar em conjunto, talhar a corrida volta a volta seria a chave do sucesso. Nas semanas anteriores toda a preparação assentou no jogo de equipa e, as indicações foram sempre no sentido do sacrifício próprio em prol do grupo. Na verdade quem iria decidir o vencedor seriam os elementos das equipas adversárias, tinham que decidir quem poderiam deixar ou não sair em fuga. Deixam sair o Miguel Afonso e logo de seguida o Cordovil, duas das grandes promessas e esperanças para 2012. A ambição do Rui Costa em seguir os nossos dois homens foi acertada e perspicaz, ajudou na fuga pois sabia que se assim fosse pelo menos teria o 3 lugar garantido (e assim foi). Sabendo que qualquer um dos nossos era mais rápidos na linha de meta, as ordens foram para aumentar o ritmo e estar atentos às indicações que chegavam sobre a distância para o pelotão.
No princípio da corrida deixamos seguir as primeiras voltas para ver que atitudes teriam o NC e o Santa Clara. Pelo que mostraram seria bem tranquilo e à medida que as voltas passavam a tensão aumentava dentro da equipa, porque todos sabíamos que a partir da 4ª volta começavam os ataques. Esta foi das corridas que mais elementos envolveram em termos de tática, todos ou quase todos tiveram o seu momento. Foi deveras gratificante ver os nossos juniores a terem o seu papel nas movimentações coletivas e estão de parabéns pois correram como gente grande (muita garra). Neste escalão o Zé Pedro mostrou toda a sua classe e liderou um pódio todo verde.
De todas as fugas, concretizadas ou não, gostava de salientar a fuga do Tiago Furna, foi demolidora nas hostes do Santa Clara, proporcionou o maior desgaste da corrida.
Sob a batuta do David Morais e do Bruno Fernandes o recital de ciclismo foi tocado no nosso tom, com o nosso ritmo e entoado pelo nosso espírito. Fica provado que nesta família o que conta é que seja uma camisola verde a cortar a meta em primeiro, não sendo relevante quem a veste.
De referenciar, o sacrifício do David Morais que mesmo em grandes dificuldades físicas, um princípio de pneumonia, uma microcirurgia e com 12 dias sem treinar, não o impediram de ainda assim dar o seu contributo para esta grande vitória. O Bruno Fernandes com uma fissura no pulso mostrou também que o guerreiro está lá e que se pode contar com ele!
Para o Miguel Afonso posso apenas dizer que nem todas as vitórias são apenas o passar a meta em primeiro. O ano passado ainda disseram que ganhaste por seres júnior e que tinham deixado sair… e este ano? Distraíram-se?
As nossas meninas correm sem concorrência, não desmotivem e continuem.
O Vencedor David Cordovil, um poço de energia, tem que continuar a acreditar. Alguém te disse que se querias ser ganhador terias que mudar de cor, e assim foi.
Foi uma grande prova, com bom ambiente e uma organização a bom nível.
Que venha a VOLTA À ILHA.
Parabéns a todos.
Boas, devo começar pelo primeiro grande vencedor, o Miguel, excelente atitude, digna de bons atletas, mas acima de tudo, de grandes homens. Ao Cordovil, dizer-lhe que é um abuso entrar na equipa desta forma, primeiro praxar (trabalho....muito trabalho) e depois ganhar, mas não te preocupes começas-te ao contrário, mas o trabalho não vai faltar.... muitos parabéns. Pelo "relato" que chegou ao continente, foi realmente uma vitória da equipa, com enormes contrariedades,David, Bruno, Óscar, mas claro, em equipa é mais fácil e acima de tudo demonstra-se mais uma vez, que quem corre nesta equipa "arrisca-se a ganhar". Parabéns à familia Sportzone, não esquecendo o DD, que vibra como poucos. Última palavra para o Rui, que depois de um ano menos conseguido, parece voltar em grande!
Abraço,
Pedro Cardoso
Uma bela lição de táctica !!! Foi vê- los enfraquecer até à estucada final... Só se ouviram estoiros durante toda a prova!!! Lindo de se assistir !! Gostei de dar o meu contributo e contem sempre comigo, para disparar umas bojardas !!! Gandarix
Já agora parabens aos dois que cortaram a meta de mãos dadas ... Isto não suou nada bem.... Paniscas... Não era só eu!!!!????
tens razão gandas tive uma altura que pensei que fosse altura do s.santo Cristo tal era os estoiros !!! só depois reparava que era MAIS um esticão , estou a espera do outro relato de prova para ver o que realmente se passou ...
cumps
Pedro Resendes