Mais uma vez o Restaurante Fair Play foi o palco da apresentação da equipa de estrada para 2010.
Entre jornalistas, atletas, familiares e amigos, apresentamos o projecto 2010 e os seus atletas.
Contamos com a presença do Sr. Eng Ricardo Barros, Director de Operações da empresa INSCO, detentora do Franchising Sport Zone.
http://www.youtube.com/watch?v=zgfFnmlXniQ
Fica o registo da reportagem do programa Bom Dia Açores, da responsabilidade de Sr. Pedro Moura, desde já o nosso agradecimento.
2800 m Acumulado.
33 graus
“Parto para a grelha de partida com o dorsal 210 fruto do 10º lugar do
Campeonato do ano passado. Com isto fiquei a meio sensivelmente, pois os escalões elites e femininos estão na frente.
Senti-me bem durante toda a prova fui gerindo bem o esforço pois as
subidas eram muito longas, as descidas muito rápidas e sinuosas com bastante pedra.
Depois de passar a segunda zona de assistência, ao km 40, tive duas quedas consecutivas num “single track” muito inclinado e técnico, disto saiu a danificação do manipulo das mudanças e da chapa que protege a escora da corrente entre o pedaleiro, magoei-me com uma contusão no músculo da coxa direita por cima do joelho fruto do embate no quadro da bicicleta, a corrente ficou presa entre a escora e o pedaleiro, tive de a tirar à mão, perdendo tempo e ganhando alguns nervos.
Desmoralizei um pouco e pensei que estava "preso por arames" tanto eu
como o manipulo das mudanças de trás, pois abanava por todo o lado.
com bastante sofrimento na perna e cuidado com o manipulo evitando ao
máximo utilizar as mudanças, lá foi eu para os restantes 30km que faltavam para terminar.
O corpo estava a corresponder às solicitações de andamentos e a bicicleta lá se aguentou até final...
Mas foi sofrer muito!!!!
Fiquei com a sensação de objectivo cumprido “top 10”, fiz 8º com 4h 08m, mas que poderia ter sido um pouco melhor se não acontecesse as quedas e avarias...mas numa maratona há sempre imprevistos e as bicicletas com a dureza do percurso nem sempre chegam a 100%.”
Nuno Silva
“O QUE É QUE ANDO AQUI A FAZER…NO MEIO DESTES “MALUCOS””, foi sem dúvida a frase que me passou pela cabeça vezes sem conta, ao longo de toda a prova, mas já vamos lá….
Outro agradecimento (e nunca são poucos), vai para o Carlos Silva e a Ana, que quase nunca referem nos agradecimentos, mas ela está sempre lá a acompanhar. Quem faz o que eles fazem… Só amigos de verdade! OBRIGADO!
Eu que sempre disse que ando nisto por diversão, e quando ela acabar, "penduro as bicicletas"... Neste momento a diversão é bem elevada!
Venha a IV Taça ANIMA e a Volta Liberty Seguros!!!
Fica aqui um pequeno vídeo de uma Grande Prova.
BRUNO FERNANDES
O objectivo visto desta forma, perspectivava uma grande experiência para os nossos dois atletas, David Morais e Bruno Fernandes, eram os representantes Açorianos.
David Morais consolida a versatilidade, no XC já se viu onde anda (4º - 6º...na Maratona faz 2º, agora na estrada faz 11º á geral e 7º em Master A.
Nesta prova foi audaz, andou sempre entre os melhores, rolou, puxou, subiu, e como se não bastasse ainda tentou uma fuga, e andou sozinho durante 5 ou 6 Km, mas por estas terras poletão não permite muitos atrevimentos, foi apanhado no final da primeira grande subida do dia (10 km), depois desceu integrado no grupo dos favoritos, e na subida final, a Sª da Graça, pagou o esforço de ter tentado um brilharete, e fez 11º á geral.
Foram 75km em 4h 41ms, com 3000 de acumulado aprox.circuito muito giro com 70% de single track.
Prova muito técnica autêntico xco em 75km, quase que não havia plano para rolar e o que havia era com muita pedra exigindo muita concentração e destreza para não desmontar ou cair, terreno pesado das fortes chuvas que caíram nos dias anteriores e no dia da prova.
Sensações:
Parti na última fila pois ainda não tinha pontuado na taça este ano, depois de estar na partida 15 min debaixo de chuva e frio lá se deu o apito.
Foi arrancar à "morte" até aproximar ao máximo dos da frente.
Entretanto entramos em single e aí foi gerir o andamento com um grupo
intermédio.
Durante a prova fui conquistando lugares de traz para a frente, onde no 3º último abastecimento ia em 11º do escalão, até final ainda conquistei mais um lugar do escalão e mais alguns da geral, fruto de boas sensações nas pernas na parte final, onde geralmente o pessoal vacila mais.
A Sport Zone participou com 5 elementos em representação dos Açores. David Morais, Luís Almeida, Bruno Fernandes, Fernando couto e Inácio Russo.
A iniciativa do patrocinador em apoiar a participação destes atletas no maior evento de BTT realizado em Portugal, foi uma aposta ganha. Desde já gostava de agradecer ao Carlos Silva pela contínua colaboração que tem dado sempre que atletas da equipa de deslocam ao Continente, as fotografias são da sua autoria.
Muitos foram os relatos feitos por todos, mas mesmo assim tenho a certeza que por mais que descrevam nunca será como lá estar. A frase unânime foi, "ambiente fantástico" e acredito que quem lá foi, pode até não repetir, mas certamente que jamais esquecerá.
O Luís Almeida enviou-me um email com uma definição (curta) das prestações dos nossos atletas, a qual eu tomo a liberdade de publicar.
"-Inácio Russo - Boa disposição do alentejano que jogou em casa - quer ajudar tudo e todos, grande espírito.
"- Fernando Couto - FELICIDADE, era provavelmente o homem mais feliz de todos os que acabaram a prova estava maravilhado" - para quem me disse que nunca levaria o ciclismo muito a sério... está de parabéns terminou a prova mítica do BTT em Portugal.
"- Bruno Fernandes - Capacidade de sofrimento, ele merece tudo de bom na vida" - Depois de uma aparatosa queda e um grande susto para todos o amigos, pensava eu que estava comprometido o grande objectivo (simbólico) do Bruno em participar em Portalegre, a sua capacidade de sofrimento fez do sonho uma meta, um lutador...
"- Luís Almeida - Desilusão total" - Até parece... como já todos sabem o grau de exigência do Luís Almeida é altíssimo, mas consigo próprio esta exigência chega a roçar a perfeição, para ele o pensamento nobre da vitória não permite sequer o deslize do resultado menos conseguido, fazer 46º entre alguns milhares de atletas não chega, mesmo sem contar que o seu meio natural será sempre o asfalto, e de preferência o de S.Miguel, conto contigo e com a tua força, o teu até breve vai voltar a ouvir-se... ATÉ BREVE.
"- David Morais - Atleta de outro mundo" - Bom, aqui temos uma curta descrição onde tudo está transparente.
No dia da prova, a minha atenção ao relógio era mais do que qualquer outro sábado do ano, sempre á espera de um telefonema a dizer - acabou e estamos todos bem. Só que quem ligou foi o Carlos Silva e disse-me: estou a 5 Km do final e o David segue isolado em 5º lugar,... fez-se silêncio... pela forma efusiva com que vivo os resultados dos atletas que acompanho, e este em especial por todo o seu percurso e devoção á modalidade, cheguei a arrepiar-me e mais não digo... de seguida era só esperar uns intermináveis 5 km e esperar que o telefone voltasse a tocar, e assim foi desta vez era o próprio, David Morais dava-me a notícia, com uma voz tranquila e serena nada própria de quem tinha acabado de fazer 100 Km de Btt, e mais, se tinha classificado entre os melhores (mais uma vez) numa prova muito apetecida pela maioria dos betetistas nacionais. Confirmava-se então um resultado pouco esperado mesmo pelos mais optimistas.
Concordo plenamente com o Luís Almeida, um atleta do outro mundo. Que dizer, versatilidade é a palavra, no XC já vimos que anda junto dos melhores, nas maratonas é o que se vê, na estrada vamos ver... e tendo em atenção que em 2007 faz em Portalegre faz 13º a sua evolução está inversamente proporcional á sua idade, quando mais velho mais anda, não meus amigos, quanto melhor treina, quanto mais se aplica, muito melhor anda.
Em resumo final quero dar os parabéns a todos, sem excepção estiveram e acabaram uma prova onde muitos ainda sonham em participar, e mostraram que os Açores estão muito bem representados nestas vertentes.
Quanto ao David Morais, que me desculpe quem se acha melhor mas,...
O "nosso" Morais é o melhor atleta Açoriano de sempre.