Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Ainda não foi desta...

quarta-feira, 20 de abril de 2011



No passado dia 17 de Abril, deslocaram-se a Portugal Continental dois atletas da equipa Sportzone, nomeadamente, José Correia e David Morais, aos quais veio ao seu encontro um outro alteta Sportzone, Inácio Russo, que participaram na 3ª prova da Taça de Portugal de XCO, em Tougues – Vila do Conde.
Num circuito considerado o mais técnico de sempre a nível nacional, onde constavam múltiplos drops de elevado nível técnico, “gaps”,saltos, curvas com subidas em “gancho” e um terreno muito mole e solto, os atletas dessa mesma equipa depararam-se com mais um grande desafio durante os treinos e principalmente durante a prova, o pó, que já há muito conhecido pelos lados do “Continente”, os atletas, habituados às circunstâncias regionais, principalmente o José, que participou pela primeira vez numa prova da “Taça”, ressentiram-se devido às fracas condições de visibilidade em todo o percurso, exceptuando uns meros metros em que era atravessada uma calçada local.
Com 6,2km/volta (com start loop incluído, cerca de 700m) e com um acumulado de 150m/volta, depressa era entendida a dureza do percurso, com três corridas separadas e com um Vet. A e um Vet.B em representação da equipa, estes alinharam à partida na primeira corrida o dia.
David Morais começara com o seu arranque habitual (Impressionante, mesmo tendo alinhado ligeiramente atrás do que o normal devido aos “azares” que tivera nas provas anteriores), com um ritmo estonteante, David mantinha-se no segundo lugar até à terceira volta, até que mais uma vez teve um “azar” em que rasgou a lateral do pneu numa subida, e aí se acabavam as suas aspirações de pódio, que certamente pisaria com ritmo que impunha aos seus adversários. Mas com a sua impressionante GARRA nunca desistiu, mesmo quase caindo com uma traseira instável, devido ao furo, chegou à zona de assistência técnica onde rapidamente trocou de roda e depressa voltou à corrida continuando a recuperar posições até que no fim se traduziu num top 10, um 9º lugar que de facto não correspondia às suas expectativas, pois no início da prova tudo apontava para um pódio, sendo que no fim pertenceu a vitória a Sérgio Valente considerado por muitos um dos favoritos à vitória.
Já o outro atleta Sportzone, Inácio Russo, fez a sua corrida, impondo o seu ritmo, que o permitiu, apesar da elevada competitividade, acabar a corrida na volta do líder, o próprio confessou que ultrapassou as suas dificuldades técnicas devido à “adrenalina” da corrida e que se sentiu satisfeito uma vez que cumpriu o seu objectivo, ficar na volta do líder sem qualquer tipo de “mazela” física, obtendo o 29º lugar.
Na última corrida do dia, onde alinhavam juniores, sub-23 e elites, já se comentava o estado do percurso devido às duas anteriores corridas, Eu (José) fui o último a ser chamado para a alinhar em virtude ser a primeira vez que participava na “Taça”, alinhei portanto com mais dois açorianos o João Paulo Medeiros e o Pedro Miguel Carreiro Torres.
Tenho que dizer foi o arranque mais “animalesco” que fiz, sendo que é mesmo a única palavra capaz de o descrever, pois cedo tinha de conquistar perante 48 atletas à partida, uma posição aceitável para entrar, numa também aceitável posição, num “single” senão deixava alongar muito o grupo e perdia hipóteses de ganhar posições.
Apesar de ter “beneficiado” da queda de três atletas logo no arranque, durante a 1ª volta, a descer, até passei por cima de bicicletas devido à grande confusão e pouca visibilidade do percurso. Na segunda volta rolava entre o 13º e o 14º lugar depois de ter ultrapassado o Pedro que tinha furado e o João Medeiros que tinha partido a corrente, e quando tudo parecia estar a “encaixar” no início da 3ª de 4 voltas, sofri a mesma avaria que no Regional do ano passado, impedindo-me de pedalar, e claro, acabando com a minha melhor prestação de sempre a nível do XCO nacional, tendo depois de completar os últimos 4km a pé, sendo só no fim ultrapassado pelo Pedro que arranjara uma roda suplente.
Confesso que ninguém sabe o que aconteceria naquela 3ª e depois na 4ª volta, mas de certo que ficaria na volta do líder, e oxalá fizesse um top 15, mas é assim, infelizmente acabei por ficar em 40º logo atrás do Pedro, esta prova foi marcada por duas quedas muito graves nos treinos de Sábado, muitas avarias como a minha e muitos furos, em que o furo mais inesperado foi do Tiago Ferreira que até então, líder da Taça, teve de desistir, perdendo a liderança da Taça para o vencedor desta prova e novo líder da Taça, Mário Costa.
Quero desde já, agradecer ao Clube Btt Seia pelo apoio e companheirismo e mandar um abraço especial ao Tiago pois ficou desolado com a forma de como foi “obrigado” a perder, pois como todos sabemos, em qualquer corrida, é candidato à vitória!

*(na foto, depois da avaria)

1 Responses to Ainda não foi desta...

  1. Anónimo Says:
  2. Boas

    David este fim de semana pensei mesmo que te ia apoiar ao vivo. Sabia que cá vinhas mas foi impossível! Já tenho saudades de ir a uma prova :)

    Qualquer dia já não há mais azares para acontecer... Já chateia! Que frustração... Acredita que só com a tua garra se vencem essas partidas...

    Grande abraço e para a próxima espero poder gritar por ti ;)

    Carlos Silva