Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

O relato.

segunda-feira, 4 de abril de 2011




1ª Prova da Taça de Portugal XCM#1 – Leiria
Prova que bateu o recorde de inscrições das provas da Taça de Portugal com 1200 inscrições. Prova com uma extensão de 75 Km com 2200 m de acumulado.
Num dia de algum calor, céu limpo, sem vento, muito agradável para a prática do BTT.
Pelas 9:30 arrancaram os atletas. Parti da 5ª box, fruto do meu escalão (Veterano A) e da minha classificação das Provas da Taça da época passada (ranking da Federação Portuguesa de Ciclismo).
Saí à morte para tentar recuperar alguns lugares da frente com o intuito de encontrar um grupo forte onde pudesse encaixar sem perder andamento.
Até à ZA1 foram 21km com 800 m de acumulado, com subidas de muita pedra. Aí passo em 15º lugar com 7 minutos do 1º lugar. Já na ZA2, mantive o 15º lugar, mas agora a 10 minutos do 1º lugar. Fui algum tempo no grupo do Lavarinhas (agora veterano B), mas após verificar que podia dar mais parti sozinho na esperança de apanhar mais alguém à frente que tivesse andamento forte para subir mais alguns lugares. Encontro o Campeão Nacional de Veterano B, este ia a passar mal e com receio de ser apanhado pelo seu adversário directo (Lavarinhas). Pensei que ia colaborar a puxarmos à vez, mas não. Veio na minha roda e acabei por puxar sempre por ele até ao final. A 10 Km da meta apanhei 2 veteranos A que tinham caído de andamento. No final vínhamos os 4 (eu, Campeão Nacional de Veterano B e ao 2 veteranos A). O vet B ficou, pois já tinha verificado que ganhava no seu escalão. A decisão agora era entre os veteranos A. Eu vinha na frente com uns 500 m de avanço sobre os outros dois. Uma pequena desconcentração na entrada de um corte de alcatrão para terra fez com que tivesse que abrandar e pôr o pé no chão, o suficiente para os 2 veteranos A me alcançarem. Chegando à recta da meta, colei na roda deles. Estava visto que ia acabar ao sprint para decidir 6º, 7º, e 8º lugares. Claro está, trauma ou incapacidade, penso que as duas razões valem, fico em último dos sprints – 8º lugar. Valeu, diverti-me muito. Prova com muito single trek, descidas e subidas técnicas, à minha medida esta última. No final foram 3h28m de prova.
Classificação: 25º Lugar da Geral e 8º do Escalão.

Nuno Silva

1 Responses to O relato.

  1. Anónimo Says:
  2. Parabéns Nuno!

    Abraço

    Carlos Silva