Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

MEMORIAL BRUNO NEVES... POR DENTRO!

quinta-feira, 20 de maio de 2010

“O QUE É QUE ANDO AQUI A FAZER…NO MEIO DESTES “MALUCOS””, foi sem dúvida a frase que me passou pela cabeça vezes sem conta, ao longo de toda a prova, mas já vamos lá….

Sem dúvida um evento que marca quem participa, quer pela causa a que se propõe, quer pelo traçado escolhido: PÓVOA DE VARZIM – FAMALICÃO – GUIMARÃES – FAFE – ALTO DA LAMEIRA – GANDARELA - CELORICO DE BASTOS – MONTE SENHORA DA GRAÇA, aproximadamente 115 km, subida quanto baste, pois o acumulado final foi de mais de 2100 m no meu Polar, saliento a subida ao Alto da Lameira, 10kms sempre a abrir, onde houve várias tentativas de fuga, a mais longa protagonizada por um elemento da equipa DAVID TEAM… mas que correu cedido à Sport Zone, o David Morais, que andou fugido aproximadamente 6 kms… e eu a assistir de “bancada”, no meio do grupo da frente, que se formou ao longo da subida. Mas como quem sobe normalmente também desce, aparece uma descida de vários kms, com curvas e contra-curvas de cortar a respiração… parecia uma serpente gigante a deslizar… IMPRESSIONA! Mas impressiona mais, estar a descer, olhar para o lado e ver o Monte da Senhora da Graça ao longe, em forma de cone… Após a descida alucinante, mais uns kms a rolar com alguns topos, e eis se não quando, estamos na base do Monte da Srª da Graça, aí cada um por si… e assim foi, sempre a subir (após 100 kms decorridos). Confesso que comecei a subir com bastante receio, quer pela imponência do monte, quer pelo que ouvimos falar desta mítica subida, mas a verdade é que me senti bem ao longo da subida, conseguindo recuperar algumas posições (embora não fosse esse o principal objectivo)! Cruzar a linha de Meta (no alto), é uma sensação especial, mais especial se torna quando à minha espera está o Lourenço e a Vera (aos gritos claro…).

Pedalar no meio de 400 ciclistas é uma experiência que provoca várias sensações, a partida chega a arrepiar, ouvir aquelas velocidades todas a “cair” em simultâneo, ver máquinas de todo o tipo e feitio, marcas e cores (uma autêntica feira das vaidades…lol!). Mas foi tudo muito giro até aparecer a primeira rotunda!!! Só vos posso dizer que mete respeito… guiadores a bater nas pernas, ombros encostados, correntes a encravar… de tudo um pouco! Ali temos que ser fortes e encher o peito de ar… (agora que escrevo até parece que foi fácil), e acreditem que passamos por muitas, muitas rotundas! Mas com o passar da prova… continuava sempre a ser difícil…lol!

Todo o ciclista gosta de participar em festas do ciclismo, e este Memorial, é sem dúvida uma festa do ciclismo! Homenagear o grande ciclista que foi o Bruno Neves é motivo suficiente para querer estar ali, naquele ambiente festivo/competitivo. SIM, porque o factor competição está lá bem presente... Participa gente com todo o tipo de objectivos, uns querem ganhar, outros simplesmente participar e outros apenas acabar, e há aqueles que vão lá testar a sua preparação física para a temporada que se avizinha… lol! (A minha classificação e a do David, no meio disto tudo, acaba por ser o menos importante... embora extremamente positiva!) Aquilo é “velhadas”, “costaneiras”, “velhadas com barriga”, de tudo um pouco… (Alguns grandes malucos...) mas com andamentos, todos eles, elevados!

Gostaria de agradecer à Sport Zone (patrocinador principal), e especialmente ao D.D. (Paulo Resendes), que nos tem proporcionado “experiências ciclísticas” muito especiais, desde a participação em provas do campeonato nacional de XCO, XCM, Maratona de Portalegre, Memorial Bruno Neves… e o que mais virá por aí!!! Esperar para ver!

A equipa tem evoluído a todos os níveis, e estas participações, em competições de top “lá fora”, proporcionam experiência para aplicar à nossa realidade, fazendo com que todo o pelotão Açoreano evolua.

Outro agradecimento (e nunca são poucos), vai para o Carlos Silva e a Ana, que quase nunca referem nos agradecimentos, mas ela está sempre lá a acompanhar. Quem faz o que eles fazem… Só amigos de verdade! OBRIGADO!

Eu que sempre disse que ando nisto por diversão, e quando ela acabar, "penduro as bicicletas"... Neste momento a diversão é bem elevada!

Venha a IV Taça ANIMA e a Volta Liberty Seguros!!!

Fica aqui um pequeno vídeo de uma Grande Prova.

BRUNO FERNANDES

2 comentários

  1. Uma descrição fantástica, de uma prova e de um ambiente que tenho imensa pena não ter presenciado e contribuido. Mas o Bruno tem razão outras participações vão acontecer, e outras grandes emoções vão ser vividas, só espero que a "nuvem de cinzas" não volte a trair a minha vontade de vos acompanhar. Ver a motivação, entusiasmo e a alegria que trouxeram faz-me ter a certeza que decidi correctamente em fazê-los alinhar na Sª da Graça.
    Parabéns

     
  2. Carlos Silva Says:
  3. Bem de facto ver aquele "cone" impressiona!!! Boa descrição e grande emoção... Da minha parte e da Ana sabem que somos assim principalmente quando sentimos que o fazemos por pessoas como nós! Falta só agradecer a feijoada e as minis ao Brito and friends :)....

    Grande abraço Amigo, e desculpem agora o desabafo mas põe-te a mexer para o continente, para fazermos umas brincadeiras...