Subscribe to web2feel.com
Subscribe to web2feel.com

Póvoa / Terras de Bouro

segunda-feira, 21 de junho de 2010



Um fim de semana vivido de uma forma diferente. Diz o ditado que “o melhor da festa é esperar por ela”, neste caso não se confirmou. Enquanto se pensava que a festa seria a prova, os acontecimentos (previamente programados) iam moldando as atitudes e comportamentos de todo o grupo. Desde o treino de sábado com os profissionais da zona de Barcelos, até ao cortar da meta no domingo tudo foi um acumular de experiências que vão ficar gravados na memória de todos.
No sábado de tarde, depois de um almoço leve… chegava a hora de ver um final de uma etapa (chegada ao Sprint) da Volta ao Minho, a meta no centro de Barcelos, aí foi tempo de ter contacto com todo o aparato da caravana profissional. Esta aproximação aos bastidores dos profissionais, teve muito de enriquecedor, mas também alguns inconvenientes para quem dirige a equipa Açoriana, as ideias começaram logo a surgir… calma rapazes, estamos muito bem mas somos “amadores”.
Para pôr “água na fervura”, logo de seguida foi hora para se fazer uma avaliação física. Desde já o nosso agradecimento à empresa BIKE TREINO, onde todos os atletas fizeram a medição de lactatos, medição do IMG, e onde se finalizou com uma avaliação antropométrica. Medições observadas e estudadas, onde resulta uma reestruturação dos planos de treino e novo acompanhamento nutricional. Sem dúvida um grande instrumento de trabalho para a evolução como atletas.
No Domingo antes da partida o nervosismo era notório, todos sabiam qual a sua postura e qual o seu objectivo, mas arrancar com um pelotão de 300 ciclistas põe muita gente em “sentido”.
Ficamos com o nosso carro de apoio colocado no final da caravana, e nos primeiros 50 Km, nunca avistamos qualquer elemento da Sport Zone (bom sinal). Com o endurecer da corrida o grosso do pelotão começou dispersar, e nós ganhávamos terreno na caravana a cada km percorrido. Com 70 km e com a montanha a aparecer já estava em 4 lugar nos carros de apoio, mas mesmo assim ainda sem avistar o rosa dos calções, a partir daqui a esperança de um bom resultado ganhava força. Pouco depois, onde a inclinação já fazia a selecção natural avistamos o Pedro Resendes, seguia num grupo de 4 atletas, estava bem e com uma bom ritmo de pedalada, mais à frente o nosso Gandarinho com um mini pelotão e sempre com vontade de os deixar, aqui a inclinação já passava dos 7%. Uma centena de metros acima estava o Bruno, estava bem, mas precisava que o Gandarinho lhe ajuda-se, e assim foi…
Depois desta altura nunca mais avistei elementos Sport Zone, fiquei “preso” atrás do primeiro carro de comissários que seguia com um grupo perseguidor, dos fugitivos, “e esta hein”, até ver tinha 2 homens na fuga, David Morais e Nuno Silva estavam entre os potenciais vencedores, um ritmo alucinante numa descida onde o conta Km assinalava 90 Km e onde a dificuldade em acompanhar o grupo de 9 atletas (perseguidores) era enorme. Até final, e estávamos a 10 Km da meta, o nervosismo era crescente, mesmo que misturado com uma alegria imensa de ter cumprido um objectivo, chegar na frente com os melhores Masters Nacionais. Nesta altura a incerteza no resultado e a vontade de ver a frente da corrida, fez-me por vezes sentir vontade de não ser DD, e estar na meta a assistir de bancada, segui até à meta nesta posição, e depois de a cortar sabia que tinha os dois, David e Nuno nos 10 primeiros, espectacular… Sem muitos rodeios, Nuno Silva fez 8º à geral, e 4 em Vet A (afinal não partiu o motor). David Morais, o chefe de fila da melhor equipa Açoriana, estava profundamente desanimado… pois é… vinha isolado em… 2º lugar, com 1 min de vantagem para o 3º e é enganado pelo batedor da GNR que seguia na sua frente, e o induziu em erro indo por um traçado diferente do percurso de prova.
Acontece, parabéns, força aí, paciência… eram as palavras mais ouvidas por David Morais, dos elementos da organização, adversários, colegas e da muita gente que se juntou na chegada de um evento que não mais será esquecido, uma experiência sem adjectivos capazes de a qualificar.
Além dos resultados, o apoio sentido por quem nos acolheu, a aparato montado na chegada, pela Sport Zone (Nacional) para acolher a sua única equipa de estrada, o ouvir no sistema sonoro o animador das chegadas a salientar, “a equipa vinda dos Açores”, fez-me voltar a por os pés na terra, e a ter um grande orgulho de ser o DD destes grandes e dignos campeões representantes dos AÇORES.
Parabéns a todos, e melhoras para o Álvaro que teve um pequeno azar.
Que fique registado, na grande subida do Gerês (11 Km), com rampas com inclinações tremendas, foi o nosso David a partir todo o grupo, atacou e com ele só foi um profissional Sub 23 (vencedor), daí que, se, se, se… teria sido o melhor Master A numa corrida com 300 participantes.

7 comentários

  1. Anónimo Says:
  2. BelA DescriÇãO dO NoSso BIG BoSs!!!
    AlÉm Do QuE FoI dItO GoStaRiA De AcrEScentAR ApEnaS DuAs COisaS.... ToDa a UniÃo SenTIdA No sEio dO NoSso GruPo e A SiMpATiA De ToDOs oS QuE NoS ApOiAraM Em "TerRas CoNtIneTaIs"... Em EspEcIaL Ao NosSo Big Big BoSs CarDoSo (e FaMiLia eheheh até o PedriTO ApoIou o PAniSGAS;) BriNoX e familia (C. Brito) ;) Ao J. CABreirA e ao InCansáVeL Carlos SiLvA e Ana Que SejA ondE FOr EleS estãO LÁ!! OBRIGADO!!!!!!!!!!!!!!!!!! GANDAriX

     
  3. Luis Almeida Says:
  4. Grande equipa, estão todos de parabéns e mais uma vez não me foi humanamente possível estar junto de vós…o que já me esta a custar aceitar estas situações mas outros valores mais altos se levantam. Paciência!!!!!

    Mas estive sempre presente em pensamento e assim que terminou a prova tive o relato de tudo o que se passou ai pelo voz do ”chefe de fila”, “capitão”, “Campeão”,“melhorciclista dos Açores da actualidade”,… e fiquei com bastante magoa do que lhe aconteceu e de não poder estar também nesta prova.

    Os meus parabéns a todos sem excepção que mais uma vez mostraram que com treino, dedicação e coragem se vai seguindo em frente nesta aventura que todos nós gostamos que é o CICLISMO.

    As melhoras ao azarado do dia, Alvaro….

    Um grande abraço,

    Luis Almeida

     
  5. BRUNO JOEL Says:
  6. Bem... não poderia deixar de expressar aqui a minha opinião relativamente a mais uma incursão em terras continentais da nossa equipa, desta vez representada por 6 elementos, uma vez que o Furnas “se cortou”, quiçá medo de ser “vergalhado” fortemente e ter que ir para a carrinha..., e o Luís Almeida, que por motivos pessoais, infelizmente não pode estar presente fisicamente.
    Após a descrição muito “boua”.... (caso não saibam é assim que se fala no NORTE CARAGO!!!)) do nosso DD, gostaria de salientar o espírito de união, que se viveu ao longo de todo o fim-de-semana. O facto de se poder partilhar esta experiência com um grupo, acaba por ser duplamente gratificante.
    O Sábado começou com um treininho com a malta de Barcelos, onde deu para comer uns bolos e beber umas colas, sim porque esta malta não brinca no que toca a comer e beber... lol!
    Após o almoço lá fomos nós para a avaliação física na BIKE TREINO... Agora que isto estava a correr tão bem... não havia necessidade de estragar o fim de semana... Se a ideia era divertir-me um pouco, isso passou após a medição das pregas! Lol! Das duas medições que fiz, vou optar pela primeira, efectuada pela minha mãe ... pois a conclusão foi: “Ai meu filho, estás tão magro! Tens que comer mais.”, e não precisou de máquina nenhuma e ainda confirmada várias vezes pela minha avó... como poderia eu pô-la em causa!!!
    Já a que fizemos na BIKE TREINO... não concluiu bem o mesmo... mas não vou especificar! Mas fiquem a saber que após a avaliação na BIKE TREINO, fizeram questão de nos testar, colocando-nos em frente a uma mesa cheia de bolos e mais bolos... mas conseguimos resistir.... 3 segundos (houve alguns que comeram como se não houvesse amanhã... não vou dizer quem... O Nuno e o Gandarinho), com isto quero dizer ao Pedro Cardoso, que eu percebi a intenção e que chumbamos todos, como pudeste presenciar.
    Bem, após termos comido que nos fartamos, fomos jantar!!! E Bem, graças ao amigo Armando, que nos levou a um belíssimo restaurante, onde podemos comer muito e muito bem...(houve alguns que comeram como se não houvesse amanhã... não vou dizer quem... O Nuno e o Gandarinho) (acho que já tinha escrito esta frase... )
    Chegado o dia de prova, notava-se algum nervosismo. Ao pequeno almoço deu para trocar mais algumas opiniões e dar alguns conselhos... e houve alguns que comeram como se não houvesse amanhã... não vou dizer quem... não, não foi o Nuno e o Gandarinho.... foi o Álvaro e o Pedro, que se levantaram às 4 da manhã para fazer o seu pequeno almoço, e passo a dizer o que era, Entradas: queijo fresco e azeitonas; Prato principal: massa esparguete, bifes de peru com cogumelos, salada alface e cebola; Sobremesa: Nestum mel e uma sandes mista de pão integral (pois o pão normal engorda)...

    Contínua no comentário a seguir...

     
  7. BRUNO JOEL Says:
  8. Após o repasto, lá fomos nós para a prova, um dia fantástico, um ambiente fantástico. Os primeiros Kms, são sempre complicados, andar no meio de tanta gente implica concentração e destreza. Mas todos nós conseguimos, por incrível que pareça o Gandarinho não atirou ninguém ao chão... Após a partida oficial o ritmo imposto não foi fácil, e de repente em vez de um pelotão de 300 ciclistas, fica reduzido a 80 ou 90... Mas nós estávamos lá!
    Quando começou a subir, aí quebrou e muito, graças ao David que impôs um ritmo forte. A descida era perigosa, mas deu um gozo tremendo fazê-la atrás do Carlos Carneiro... que andamento!
    A chegada é sempre gratificante... a não ser que estejamos colocados em 2º lugar isolado, atrás de um batedor da BT, que resolve enganar-se no último cruzamento quando falta apenas 1km para o final... aí é capaz de não ser muito gratificante!!! AHH... e como se não bastasse o atleta que seguia em 1º lugar foi desclassificado...
    Enfim David, melhores dias virão...
    O Nuno está fortissímo! Afinal o motor não partiu...
    O Gandarinho quase me ganhava (e eu sem ar!). Entre os dois foi a ver quem travava mais na linha de meta...
    O Pedro vai deixar a “cadência sem dor” e vai passar a meter a “cadência com dor”!!!
    Álvaro, a conta do ferro que empenaste já chegou... são 234 euros! Mas deixa estar que o clube paga!
    Bem para acabar em beleza, só um belo dum churrasco... onde o único que comeu em condições foi o Nuno... Incrível como é o mais magro de todos...
    Resta agradecer à BIKE TREINO, pois o contributo que deu foi excelente para quem quiser progredir, provavelmente poderemos tê-los cá nos Açores para aprofundar as avaliações. a "cena" dos bolos é que era desnecessária... mas obrigado ao J. Cabreira e à sua namorada que fazia anos...
    Ao Pedro, à Sandra por tudo que tiveram que aturar... e não foi pouco e especialmente ao Pedrito, que cedeu a sua camita para o DD e a Suzana dormirem... lol
    Ao Brito pela disponibilidade e presença. Ao Armando pelo belíssimo jantar.
    Carlos e Ana... sempre os mesmos...
    Homem Folha tu não fizeste nada, por isso não te agradeço... e anda por cima fiquei à tua frente... meu Deus como está o ciclismo em Barcelos!

    OBRIGADO A TODOS...

    Havia mais para dizer... mas o Lourenço acordou ( e vocês a pensar...AINDA BEM!!)

    Sai Zé...

     
  9. Anónimo Says:
  10. Boas amigos,
    Antes demais, queria mostrar a minha indignação pela forma como o Bruno falou dos nortenhos. Bamos lá ber, temos alguma pronúncia, mas carago, não é preciso tanto, odasse.
    Depois, é certo que não foi fácil o fim-de-semana, o Pedrito a dormir no nosso meio, para albergarmos um casal. Esse tal casal, às 6h da manhã estavam a pé. O Gandarix que não se cala, até com a boca cheia ele fala. O Nuno, que não fala, sempre com a boca cheia. O Bruno, sempre em troca acesa de farpas com o homem folha. Bom, não foi mau de todo, tivemos duas horas boas, das 22h às 24h de Domingo, porque já os tinhamos "entregue" no aeroporto.
    Bom, estava a brincar, mas só nesta última parte. Foi um prazer recebê-los, espero que tenham gostado tanto quanto eu, quando fui aos Açores.
    Agora, cuidado com o "tacho", seus gordos!
    Boa sorte para este fim-de-semana.
    Pedro Cardoso

     
  11. Pedro Says:
  12. Os meus parabéns a todos pela brilhante prestação na prova.
    De facto, cada vez mais torna-se difícil parar o David...só mesmo os batedores da GNR! Isto enquanto ele não passar a rolar à frente dos batedores!
    Bruno, vê-se e lê-se que estás com uma pedalada aceleradíssima e o que sobra da estrada gastas na escrita:) Bendito Lourenço!

    Abraço

    Pedro Pavão

     
  13. david Says:
  14. Quero agradecer a todos os nossos patrocinadores em especial á sport zone,pela oportunidade que nos está a dar em podermos participar nestes eventos. A todos aqueles que nos deram apoio lá fora em que nunca nos deixaram faltar nada um grande abraço "mas em pouco tempo estamos ai novamente....".No fundo adorei foi fantastico estou a passar um belo momento na minha vida no meu mundo de ciclista e com o apoio de todos estes homens de coragem da minha equipa e de quem nos apoia e nos orienta, não se consegue descrever muito mais isto está ser tudo espetacular e espero não engordar mais .....e continuar com pernas para aguentar todo este ritmo acelarado que estamos a passar....nesta prova mais uma vez não tive a sorte nem tive palavras fiquei com um nó na garganta....mas no fim o que posso dizer ,penso que estou a me portar muito bem em terras do continente e assim espero continuar....PEDRO CARDOSO tás aqui com a dream team e todos os outros sem esquecer do DD que nos acompanhou desta vez mas não te esqueças da proxima....fixe!......DAVID MORAIS